terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Habilidades específicas de Matemática para o 5º ano - BNCC

Aqui estão as 37 habilidades específicas de Matemática para o 5º ano, de acordo com a BNCC de 2017, juntamente com seus códigos correspondentes. Você também encontra exemplos de planos de aula clicando em cada um. Todos os planos de aula foram feitos pelo autor do blog.


(EF05MA01) Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem das centenas de milhar com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal.

(EF05MA02) Ler, escrever e ordenar números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.

(EF05MA03) Resolver problemas que envolvam adição, subtração, multiplicação ou divisão com números naturais, utilizando estratégias diversas, como cálculo mental, algoritmos convencionais e estimativas, e comunicar o processo e o resultado por meio de registros adequados.

(EF05MA04) Ler e interpretar informações e dados apresentados em tabelas e gráficos.

(EF05MA05) Resolver e elaborar problemas que envolvam diferentes significados da multiplicação e divisão (por exemplo, multiplicação como adição de parcelas iguais, multiplicação como agrupamento e divisão como partilha ou como medida), utilizando estratégias diversas, como cálculo mental, algoritmos convencionais e estimativas, e comunicar o processo e o resultado por meio de registros adequados.

(EF05MA06) Identificar propriedades comuns e diferenças entre poliedros e corpos redondos, relacionando figuras tridimensionais com suas planificações.

(EF05MA07) Reconhecer ângulos como mudança de direção ou giros e identificar ângulos retos em figuras geométricas planas e sólidos geométricos.

(EF05MA08) Resolver problemas que envolvam perímetro de figuras planas regulares ou compostas, semelhança, reconhecendo que o perímetro é a soma das medidas dos lados.

(EF05MA09) Reconhecer que a área de uma superfície é uma medida de quantidade de espaço que ela contém, estimando, comparando e determinando áreas de superfícies planas utilizando unidades de medida padronizadas ou não, bem como suas relações com o perímetro.

(EF05MA10) Reconhecer que o sistema monetário brasileiro utiliza o real e o centavo como unidades de referência.

(EF05MA11) Resolver e elaborar problemas relacionados a gastos e orçamentos familiares e comparação de preços de produtos, utilizando estratégias diversas, como cálculo mental, estimativa e algoritmos convencionais, e comunicar o processo e o resultado por meio de registros adequados.

(EF05MA12) Ler as horas em diferentes tipos de relógio e identificar a relação entre horas e minutos.

(EF05MA13) Interpretar e construir gráficos de barras e pictogramas, identificando a relação entre informação e representação gráfica.

(EF05MA14) Calcular a probabilidade de ocorrência de um evento, reconhecendo diferentes tipos de representação de chance.

(EF05MA15) Ler, escrever e interpretar números decimais em diferentes situações cotidianas.

(EF05MA16) Resolver e elaborar problemas de multiplicação e de divisão, com números naturais, envolvendo significados de adição repetida, de agrupamento e de medida.

(EF05MA17) Reconhecer as características de figuras planas (quadriláteros e triângulos) e relacionar com suas propriedades.

(EF05MA18) Resolver problemas com frações relacionados à divisão justa de quantidades e medidas.

(EF05MA19) Coletar, organizar e registrar informações em tabelas de dupla entrada.

(EF05MA20) Interpretar informações em gráficos de colunas e de setores, identificando frações em situações cotidianas.

(EF05MA21) Construir e interpretar tabelas e gráficos de linhas, utilizando-os para comunicar informações, expressar opiniões e sustentar argumentos.

(EF05MA22) Identificar e comparar porcentagens como representações de partes de um todo em diferentes contextos.

(EF05MA23) Resolver problemas que envolvam porcentagem, utilizando estratégias diversas, como cálculo mental, estimativa e algoritmos convencionais, e comunicar o processo e o resultado por meio de registros adequados.

(EF05MA24) Resolver e elaborar problemas que envolvam a relação entre duas grandezas (como tempo, velocidade, massa, área etc.), utilizando tabelas e gráficos, e comunicar o processo e o resultado por meio de registros adequados.

(EF05MA25) Resolver e elaborar problemas com dados apresentados em tabelas e gráficos, utilizando a média aritmética como medida de tendência central, e comunicar o processo e o resultado por meio de registros adequados.

(EF05MA26) Construir e analisar sequências numéricas, por meio de regularidades observadas, expressando-as por meio de uma lei de formação.

(EF05MA27) Resolver e elaborar problemas que envolvam diferentes significados das quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) com números naturais, utilizando estratégias diversas, como cálculo mental, estimativa e algoritmos convencionais, e comunicar o processo e o resultado por meio de registros adequados.

(EF05MA28) Resolver e elaborar problemas com números racionais na forma decimal, utilizando estratégias diversas, como cálculo mental, estimativa e algoritmos convencionais, e comunicar o processo e o resultado por meio de registros adequados.

(EF05MA29) Comparar e ordenar números racionais na forma decimal em diferentes contextos.

(EF05MA30) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos com números racionais na forma decimal (adição, subtração, multiplicação e divisão), utilizando estratégias diversas, como cálculo mental, estimativa e algoritmos convencionais, e comunicar o processo e o resultado por meio de registros adequados.

(EF05MA31) Resolver e elaborar problemas de cálculo com números racionais na forma decimal, envolvendo diferentes significados das operações, como medida, porcentagem e juros simples, utilizando estratégias diversas, como cálculo mental, estimativa e algoritmos convencionais, e comunicar o processo e o resultado por meio de registros adequados.

(EF05MA32) Ler, escrever e interpretar informações expressas em códigos, como códigos de barras, QR Code, senhas, chaves, cifras etc., reconhecendo a importância dessas representações na comunicação cotidiana.

(EF05MA33) Ler e interpretar informações expressas em diferentes tipos de tabelas, como tabelas de resultados de pesquisas, tabelas de preços, tabelas de classificação etc., identificando a relação entre as informações e utilizando-as para resolver problemas.

(EF05MA34) Ler e interpretar informações expressas em diferentes tipos de gráficos, como gráficos de colunas, de barras, de linhas, de setores etc., identificando a relação entre as informações e utilizando-as para resolver problemas.

(EF05MA35) Resolver problemas que envolvam o uso de frações em situações cotidianas, como medidas, repartição e cálculo de áreas, utilizando estratégias diversas, como cálculo mental, estimativa e algoritmos convencionais, e comunicar o processo e o resultado por meio de registros adequados.

(EF05MA36) Resolver e elaborar problemas de cálculo com frações, envolvendo diferentes significados das operações (adição, subtração, multiplicação e divisão), utilizando estratégias diversas, como cálculo mental, estimativa e algoritmos convencionais, e comunicar o processo e o resultado por meio de registros adequados.

(EF05MA37) Resolver problemas que envolvam o uso de números racionais na forma fracionária em situações cotidianas, como medidas, comparação de quantidades, repartição, cálculo de áreas, utilizando estratégias diversas, como cálculo mental, estimativa e algoritmos convencionais, e comunicar o processo e o resultado por meio de registros adequados.


Esses foram alguns exemplos de planos de aula que precisam ser adaptados conforme necessidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário