quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Plano de Aula de Matemática - EF05MA35

Plano de Aula de Matemática - 5º ano

Habilidade: (EF05MA35)

Resolver problemas que envolvam o uso de frações em situações cotidianas, como medidas, repartição e cálculo de áreas, utilizando estratégias diversas, como cálculo mental, estimativa e algoritmos convencionais, e comunicar o processo e o resultado por meio de registros adequados.

Objetivo:

Os alunos serão capazes de resolver problemas que envolvam o uso de frações em situações cotidianas, utilizando estratégias diversas, como cálculo mental, estimativa e algoritmos convencionais, e comunicando o processo e o resultado por meio de registros adequados.

Duração:

2 aulas (100 minutos)

Recursos necessários:

- Lousa ou quadro branco
- Giz ou marcadores
- Papel e lápis para os alunos
- Exemplos de problemas envolvendo frações em situações cotidianas

Atividades:

1. Introdução (10 minutos):

a) Inicie a aula relembrando os conceitos de frações e sua representação visual.
b) Pergunte aos alunos se eles já encontraram situações cotidianas que envolvam o uso de frações, como receitas, medições, repartição de objetos etc.

2. Desenvolvimento (70 minutos):

a) Apresente exemplos de problemas que envolvam o uso de frações em situações cotidianas, como dividir uma pizza entre amigos, calcular a área de um terreno dividido em partes iguais etc.
b) Explique diferentes estratégias para resolver problemas com frações, como cálculo mental, estimativa e uso de algoritmos convencionais.
c) Divida a turma em grupos e peça para resolverem problemas em equipe, discutindo as estratégias utilizadas.
d) Promova discussões em grupo sobre os processos de resolução e os resultados obtidos.
e) Estimule os alunos a comunicarem suas respostas por meio de registros adequados, como desenhos, frações, números decimais ou explicação escrita.

3. Sistematização (15 minutos):

a) Reúna a turma e faça uma síntese dos conceitos e estratégias aprendidos durante a aula.
b) Destaque a importância do uso de frações em situações cotidianas e como isso pode facilitar a compreensão e resolução de problemas.
c) Faça perguntas para verificar a compreensão dos alunos e esclareça possíveis dúvidas.

4. Conclusão (5 minutos):

a) Encerre a aula incentivando os alunos a aplicarem os conhecimentos adquiridos sobre frações em seu cotidiano.
b) Proponha desafios extras relacionados ao uso de frações em situações reais para que os alunos continuem aprimorando suas habilidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário