quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Plano de Aula de Matemática -EF05MA37

Plano de Aula de Matemática - 5º ano

Habilidade: (EF05MA37)

Resolver problemas que envolvam o uso de números racionais na forma fracionária em situações cotidianas, como medidas, comparação de quantidades, repartição, cálculo de áreas, utilizando estratégias diversas, como cálculo mental, estimativa e algoritmos convencionais, e comunicar o processo e o resultado por meio de registros adequados.

Objetivo:

Os alunos serão capazes de resolver problemas com números racionais na forma fracionária, aplicando-os em situações cotidianas, como medidas, comparação de quantidades, repartição, cálculo de áreas, utilizando estratégias diversas, como cálculo mental, estimativa e algoritmos convencionais, e comunicando o processo e o resultado por meio de registros adequados.

Duração:

2 aulas (100 minutos)

Recursos necessários:

- Lousa ou quadro branco
- Giz ou marcadores
- Papel e lápis para os alunos
- Exemplos de problemas envolvendo números racionais na forma fracionária

Atividades:

1. Introdução (10 minutos):

a) Inicie a aula relembrando os conceitos de números racionais na forma fracionária e suas aplicações em situações cotidianas.
b) Faça exemplos simples de problemas envolvendo números racionais na forma fracionária, como medidas de comprimento, massa, capacidade, entre outros.

2. Desenvolvimento (70 minutos):

a) Apresente aos alunos problemas que envolvam o uso de números racionais na forma fracionária em diferentes situações cotidianas, como comparação de quantidades, repartição de objetos, cálculo de áreas, entre outros.
b) Incentive os alunos a utilizar estratégias diversas, como cálculo mental, estimativa e algoritmos convencionais, para resolver os problemas.
c) Divida a turma em grupos e peça para resolverem os problemas em equipe, discutindo as estratégias utilizadas.
d) Promova discussões em grupo sobre os processos de resolução e os resultados obtidos.
e) Estimule os alunos a comunicarem suas respostas por meio de registros adequados, utilizando frações ou números mistos, e explicarem os passos do raciocínio utilizado.

3. Fechamento (20 minutos):

a) Faça uma revisão dos conceitos e estratégias abordados durante a aula.
b) Peça para alguns alunos apresentarem os problemas resolvidos em grupo, explicando suas soluções e os registros utilizados.
c) Faça um debate em sala de aula sobre a importância de utilizar números racionais na forma fracionária em situações cotidianas e a necessidade de comunicar adequadamente o processo e o resultado dos cálculos.

4. Conclusão (5 minutos):

a) Encerre a aula reforçando a importância de praticar e aplicar os conhecimentos adquiridos sobre cálculo com números racionais na forma fracionária no dia a dia.
b) Incentive os alunos a continuarem resolvendo problemas envolvendo números racionais na forma fracionária e a explorarem diferentes estratégias de cálculo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário