Plano de Aula de Matemática - 5º ano
Habilidade: (EF05MA37)
Resolver problemas que envolvam o uso de números racionais na forma fracionária em situações cotidianas, como medidas, comparação de quantidades, repartição, cálculo de áreas, utilizando estratégias diversas, como cálculo mental, estimativa e algoritmos convencionais, e comunicar o processo e o resultado por meio de registros adequados.
Objetivo:
Os alunos serão capazes de resolver problemas com números racionais na forma fracionária, aplicando-os em situações cotidianas, como medidas, comparação de quantidades, repartição, cálculo de áreas, utilizando estratégias diversas, como cálculo mental, estimativa e algoritmos convencionais, e comunicando o processo e o resultado por meio de registros adequados.
Duração:
2 aulas (100 minutos)
Recursos necessários:
- Lousa ou quadro branco
- Giz ou marcadores
- Papel e lápis para os alunos
- Exemplos de problemas envolvendo números racionais na forma fracionária
Atividades:
1. Introdução (10 minutos):
a) Inicie a aula relembrando os conceitos de números racionais na forma fracionária e suas aplicações em situações cotidianas.
b) Faça exemplos simples de problemas envolvendo números racionais na forma fracionária, como medidas de comprimento, massa, capacidade, entre outros.
2. Desenvolvimento (70 minutos):
a) Apresente aos alunos problemas que envolvam o uso de números racionais na forma fracionária em diferentes situações cotidianas, como comparação de quantidades, repartição de objetos, cálculo de áreas, entre outros.
b) Incentive os alunos a utilizar estratégias diversas, como cálculo mental, estimativa e algoritmos convencionais, para resolver os problemas.
c) Divida a turma em grupos e peça para resolverem os problemas em equipe, discutindo as estratégias utilizadas.
d) Promova discussões em grupo sobre os processos de resolução e os resultados obtidos.
e) Estimule os alunos a comunicarem suas respostas por meio de registros adequados, utilizando frações ou números mistos, e explicarem os passos do raciocínio utilizado.
3. Fechamento (20 minutos):
a) Faça uma revisão dos conceitos e estratégias abordados durante a aula.
b) Peça para alguns alunos apresentarem os problemas resolvidos em grupo, explicando suas soluções e os registros utilizados.
c) Faça um debate em sala de aula sobre a importância de utilizar números racionais na forma fracionária em situações cotidianas e a necessidade de comunicar adequadamente o processo e o resultado dos cálculos.
4. Conclusão (5 minutos):
a) Encerre a aula reforçando a importância de praticar e aplicar os conhecimentos adquiridos sobre cálculo com números racionais na forma fracionária no dia a dia.
b) Incentive os alunos a continuarem resolvendo problemas envolvendo números racionais na forma fracionária e a explorarem diferentes estratégias de cálculo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário