Plano de Aula de Matemática
Habilidade: EM13MAT101 - Interpretar criticamente situações econômicas, sociais e fatos relativos às Ciências da Natureza que envolvam a variação de grandezas, pela análise dos gráficos das funções representadas e das taxas de variação, com ou sem apoio de tecnologias digitais.
Tópico:
Interpretação de Gráficos de Funções e Taxas de Variação
Duração:
1 aula de 50 minutos
Objetivo de Aprendizagem:
- Interpretar criticamente situações econômicas, sociais e fatos relativos às Ciências da Natureza que envolvam a variação de grandezas, pela análise dos gráficos das funções representadas e das taxas de variação.
Recursos Necessários:
- Quadro branco e marcadores.
Estratégias de Ensino:
Introdução (10 minutos):
1. Apresente a habilidade (EM13MAT101) aos alunos: "Interpretar criticamente situações econômicas, sociais e fatos relativos às Ciências da Natureza que envolvam a variação de grandezas, pela análise dos gráficos das funções representadas e das taxas de variação, com ou sem apoio de tecnologias digitais."
2. Explique que eles aprenderão a interpretar gráficos e entender as taxas de variação em contextos do dia a dia.
Desenvolvimento (30 minutos):
3. Mostre um gráfico simples no quadro branco que represente uma situação econômica ou científica, como a variação de preço de um produto ao longo do tempo.
4. Discuta com os alunos os eixos x e y, e explique como ler o gráfico e o que cada eixo representa.
Atividade Prática (5 minutos):
5. Divida a turma em grupos e dê a cada grupo um gráfico para interpretar. Os gráficos devem representar situações variadas, como população de animais, consumo de energia, crescimento de uma cidade, etc.
Discussão em Grupo (5 minutos):
6. Peça a cada grupo para compartilhar sua interpretação do gráfico, incluindo a análise das taxas de variação e as possíveis implicações da situação.
Conclusão (5 minutos):
7. Reforce a importância de interpretar criticamente gráficos em situações econômicas e científicas, e como isso ajuda a entender as mudanças ao longo do tempo.
Avaliação:
8. Avalie a participação dos alunos na discussão em grupo, considerando a habilidade (EM13MAT101) da BNCC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário