BNCC – ÁREA DA MATEMÁTICA
O conhecimento matemático é
necessário para todos os alunos da Educação Básica, seja por sua grande
aplicação na sociedade contemporânea, seja pelas suas potencialidades na
formação de cidadãos críticos, cientes de suas responsabilidades sociais.
A Matemática não se restringe apenas
à quantificação de fenômenos determinísticos – contagem, medição de objetos,
grandezas – e das técnicas de cálculo com os números e com as grandezas, pois também
estuda a incerteza proveniente de fenômenos de caráter aleatório. A Matemática
cria sistemas abstratos, que organizam e inter-relacionam fenômenos do espaço,
do movimento, das formas e dos números, associados ou não a fenômenos do mundo
físico.
Esses sistemas contêm ideias e
objetos que são fundamentais para a compreensão de fenômenos, a construção de
representações significativas e argumentações consistentes nos mais variados
contextos.
Apesar de a Matemática ser, por
excelência, uma ciência hipotético-dedutiva, porque suas demonstrações se
apoiam sobre um sistema de axiomas e postulados, é de fundamental importância
também considerar o papel heurístico das experimentações na aprendizagem da
Matemática.
No Ensino Fundamental, essa área,
por meio da articulação de seus diversos campos – Aritmética, Álgebra,
Geometria, Estatística e Probabilidade –, precisa garantir que os alunos relacionem
observações empíricas do mundo real a representações (tabelas, figuras e esquemas)
e associem essas representações a uma atividade matemática (conceitos e
propriedades), fazendo induções e conjecturas. Assim, espera-se que eles
desenvolvam a capacidade de identificar oportunidades de utilização da
matemática para resolver problemas, aplicando conceitos, procedimentos e
resultados para obter soluções e interpretá-las segundo os contextos das
situações. A dedução de algumas propriedades e a verificação de conjecturas, a
partir de outras, podem ser estimuladas, sobretudo ao final do Ensino
Fundamental.
O Ensino Fundamental deve ter
compromisso com o desenvolvimento do letramento matemático, definido como as
competências e habilidades de raciocinar, representar, comunicar e argumentar matematicamente,
de modo a favorecer o estabelecimento de conjecturas, a formulação e a
resolução de problemas em uma variedade de contextos, utilizando conceitos,
procedimentos, fatos e ferramentas matemáticas. É também o letramento
matemático que assegura aos alunos reconhecer que os conhecimentos matemáticos
são
fundamentais para a compreensão e a
atuação no mundo e perceber o caráter de jogo intelectual da matemática, como
aspecto que favorece o desenvolvimento do raciocínio lógico e crítico, estimula
a investigação e pode ser prazeroso (fruição).
O desenvolvimento dessas habilidades está intrinsecamente relacionado a algumas formas de organização da aprendizagem matemática, com base na análise de situações da vida cotidiana, de outras áreas do conhecimento e da própria Matemática. Os processos matemáticos de resolução de problemas, de investigação, de desenvolvimento de projetos e da modelagem podem ser citados como formas privilegiadas da atividade matemática, motivo pelo qual são, ao mesmo tempo, objeto e estratégia para a aprendizagem ao longo de todo o Ensino Fundamental. Esses processos de aprendizagem são potencialmente ricos para o desenvolvimento de competências fundamentais para o letramento matemático (raciocínio, representação, comunicação e argumentação) e para o desenvolvimento do pensamento computacional.
Considerando esses pressupostos, e
em articulação com as competências gerais da Educação Básica, a área de Matemática
e, por consequência, o componente curricular de Matemática devem garantir aos
alunos o desenvolvimento de competências específicas.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE
MATEMÁTICA PARA O
ENSINO FUNDAMENTAL
1. Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho.
2. Desenvolver o raciocínio lógico,
o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes,
recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.
3. Compreender as relações entre
conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética,
Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do
conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e
aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança
na busca de soluções.
4. Fazer observações sistemáticas de
aspectos quantitativos e qualitativos presentes nas práticas sociais e
culturais, de modo a investigar, organizar, representar e comunicar informações
relevantes, para interpretá-las e avaliá-las crítica e eticamente, produzindo
argumentos convincentes.
5. Utilizar processos e ferramentas
matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e
resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento,
validando estratégias e resultados.
6. Enfrentar situações-problema em
múltiplos contextos, incluindo-se situações imaginadas, não diretamente
relacionadas com o aspecto prático-utilitário, expressar suas respostas e
sintetizar conclusões, utilizando diferentes registros e linguagens (gráficos,
tabelas, esquemas, além de texto escrito na língua materna e outras linguagens
para descrever algoritmos, como fluxogramas, e dados).
7. Desenvolver e/ou discutir
projetos que abordem, sobretudo, questões de urgência social, com base em
princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários, valorizando a
diversidade de opiniões de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de
qualquer natureza.
8. Interagir com seus pares de forma
cooperativa, trabalhando coletivamente no planejamento e desenvolvimento de
pesquisas para responder a questionamentos e na busca de soluções para
problemas, de modo a identificar aspectos consensuais ou não na discussão de
uma determinada questão, respeitando o modo de pensar dos colegas e aprendendo
com eles.
Com base nos recentes documentos curriculares brasileiros, a BNCC leva em conta que os diferentes campos que compõem a Matemática reúnem um conjunto de ideias fundamentais que produzem articulações entre eles: equivalência, ordem, proporcionalidade, interdependência, representação, variação e aproximação. Essas ideias fundamentais são importantes para o desenvolvimento do pensamento matemático dos alunos e devem se converter, na escola, em objetos de conhecimento. A proporcionalidade, por exemplo, deve estar presente no estudo de: operações com os números naturais; representação fracionária dos números racionais; áreas; funções; probabilidade etc. Além disso, essa noção também se evidencia em muitas ações cotidianas e de outras áreas do conhecimento, como vendas e trocas mercantis, balanços químicos, representações gráficas etc. Nessa direção, a BNCC propõe cinco unidades temáticas, correlacionadas, que orientam a formulação de habilidades a ser desenvolvidas ao longo do Ensino Fundamental. Cada uma delas pode receber ênfase diferente, a depender do ano de escolarização.
A unidade temática Números tem como finalidade desenvolver o pensamento numérico, que implica o conhecimento de maneiras de quantificar atributos de objetos e de julgar e interpretar argumentos baseados em quantidades. No processo da construção da noção de número, os alunos precisam desenvolver, entre outras, as ideias de aproximação, proporcionalidade, equivalência e ordem, noções fundamentais da Matemática. Para essa construção, é importante propor, por meio de situações significativas, sucessivas ampliações dos campos numéricos. No estudo desses campos numéricos, devem ser enfatizados registros, usos, significados e operações. No Ensino Fundamental – Anos Iniciais, a expectativa em relação a essa temática é que os alunos resolvam problemas com números naturais e números racionais cuja representação decimal é finita, envolvendo diferentes significados das operações, argumentem e justifiquem os procedimentos utilizados para a resolução e avaliem a plausibilidade dos resultados encontrados. No tocante aos cálculos, espera-se que os alunos desenvolvam diferentes estratégias para a obtenção dos resultados, sobretudo por estimativa e cálculo mental, além de algoritmos e uso de calculadoras. Nessa fase espera-se também o desenvolvimento de habilidades no que se refere à leitura, escrita e ordenação de números naturais e números racionais por meio da identificação e compreensão de características do sistema de numeração decimal, sobretudo o valor posicional dos algarismos. Na perspectiva de que os alunos aprofundem a noção de número, é importante colocá-los diante de tarefas, como as que envolvem medições, nas quais os números naturais não são suficientes para resolvê-las, indicando a necessidade dos números racionais tanto na representação decimal quanto na fracionária.
Com referência ao Ensino Fundamental – Anos Finais, a expectativa é a de que os alunos resolvam problemas com números naturais, inteiros e racionais, envolvendo as operações fundamentais, com seus diferentes significados, e utilizando estratégias diversas, com compreensão dos processos neles envolvidos. Para que aprofundem a noção de número, é importante colocá-los diante de problemas, sobretudo os geométricos, nos quais os números racionais não são suficientes para resolvê-los, de modo que eles reconheçam a necessidade de outros números: os irracionais. Os alunos devem dominar também o cálculo de porcentagem, porcentagem de porcentagem, juros, descontos e acréscimos, incluindo o uso de tecnologias digitais. No tocante a esse tema, espera-se que saibam reconhecer, comparar e ordenar números reais, com apoio da relação desses números com pontos na reta numérica. Cabe ainda destacar que o desenvolvimento do pensamento numérico não se completa, evidentemente, apenas com objetos de estudos descritos na unidade Números. Esse pensamento é ampliado e aprofundado quando se discutem situações que envolvem conteúdos das demais unidades temáticas: Álgebra, Geometria, Grandezas e medidas e Probabilidade e estatística. Outro aspecto a ser considerado nessa unidade temática é o estudo de conceitos básicos de economia e finanças, visando à educação financeira dos alunos. Assim, podem ser discutidos assuntos como taxas de juros, inflação, aplicações financeiras (rentabilidade e liquidez de um investimento) e impostos. Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro. É possível, por exemplo, desenvolver um projeto com a História, visando ao estudo do dinheiro e sua função na sociedade, da relação entre dinheiro e tempo, dos impostos em sociedades diversas, do consumo em diferentes momentos históricos, incluindo estratégias atuais de marketing. Essas questões, além de promover o desenvolvimento de competências pessoais e sociais dos alunos, podem se constituir em excelentes contextos para as aplicações dos conceitos da Matemática Financeira e também proporcionar contextos para ampliar e aprofundar esses conceitos. A unidade temática Álgebra, por sua vez, tem como finalidade o desenvolvimento de um tipo especial de pensamento – pensamento algébrico – que é essencial para utilizar modelos matemáticos na compreensão, representação e análise de relações quantitativas de grandezas e, também, de situações e estruturas matemáticas, fazendo uso de letras e outros símbolos. Para esse desenvolvimento, é necessário que os alunos identifiquem regularidades e padrões de sequências numéricas e não numéricas, estabeleçam leis matemáticas que expressem a relação de interdependência entre grandezas em diferentes contextos, bem como criar, interpretar e transitar entre as diversas representações gráficas e simbólicas, para resolver problemas por meio de equações e inequações, com compreensão dos procedimentos utilizados. As ideias matemáticas fundamentais vinculadas a essa unidade são: equivalência, variação, interdependência e proporcionalidade. Em síntese, essa unidade temática deve enfatizar o desenvolvimento de uma linguagem, o estabelecimento de generalizações, a análise da interdependência de grandezas e a resolução de problemas por meio de equações ou inequações. Nessa perspectiva, é imprescindível que algumas dimensões do trabalho com a álgebra estejam presentes nos processos de ensino e aprendizagem desde o Ensino Fundamental – Anos Iniciais, como as ideias de regularidade, generalização de padrões e propriedades da igualdade. No entanto, nessa fase, não se propõe o uso de letras para expressar regularidades, por mais simples que sejam. A relação dessa unidade temática com a de Números é bastante evidente no trabalho com sequências (recursivas e repetitivas), seja na ação de completar uma sequência com elementos ausentes, seja na construção de sequências segundo uma determinada regra de formação. A relação de equivalência pode ter seu início com atividades simples, envolvendo a igualdade, como reconhecer que se 2 + 3 = 5 e 5 = 4 + 1, então 2 + 3 = 4 + 1. Atividades como essa contribuem para a compreensão de que o sinal de igualdade não é apenas a indicação de uma operação a ser feita. A noção intuitiva de função pode ser explorada por meio da resolução de problemas envolvendo a variação proporcional direta entre duas grandezas (sem utilizar a regra de três), como: “Se com duas medidas de suco concentrado eu obtenho três litros de refresco, quantas medidas desse suco concentrado eu preciso para ter doze litros de refresco?”
No Ensino Fundamental – Anos Finais,
os estudos de Álgebra retomam, aprofundam e ampliam o que foi trabalhado no
Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Nessa fase, os alunos devem compreender os
diferentes significados das variáveis numéricas em uma expressão, estabelecer
uma generalização de uma propriedade, investigar a regularidade de uma
sequência numérica, indicar um valor desconhecido em uma sentença algébrica e
estabelecer a variação entre duas grandezas. É necessário, portanto, que os
alunos estabeleçam conexões entre variável e função e entre incógnita e
equação. As técnicas de resolução de equações e inequações, inclusive no plano
cartesiano, devem ser desenvolvidas como uma maneira de representar e resolver
determinados tipos de problema, e não como objetos de estudo em si mesmos.
Outro aspecto a ser considerado é
que a aprendizagem de Álgebra, como também aquelas relacionadas a Números,
Geometria e Probabilidade e estatística, podem contribuir para o
desenvolvimento do pensamento computacional dos alunos, tendo em vista que eles
precisam ser capazes de traduzir uma situação dada em outras linguagens, como
transformar situações-problema, apresentadas em língua materna, em fórmulas,
tabelas e gráficos e vice-versa.
Associado ao pensamento computacional, cumpre salientar a importância dos algoritmos e de seus fluxogramas, que podem ser objetos de estudo nas aulas de Matemática. Um algoritmo é uma sequência finita de procedimentos que permite resolver um determinado problema. Assim, o algoritmo é a decomposição de um procedimento complexo em suas partes mais simples, relacionando-as e ordenando-as, e pode ser representado graficamente por um fluxograma.
A linguagem algorítmica tem pontos
em comum com a linguagem algébrica, sobretudo em relação ao conceito de
variável. Outra habilidade relativa à álgebra que mantém estreita relação com o
pensamento computacional é a identificação de padrões para se estabelecer
generalizações, propriedades e algoritmos.
A Geometria envolve o estudo de um amplo conjunto de conceitos e procedimentos necessários para resolver problemas do mundo físico e de diferentes áreas do conhecimento. Assim, nessa unidade temática, estudar posição e deslocamentos no espaço, formas e relações entre elementos de figuras planas e espaciais pode desenvolver o pensamento geométrico dos alunos. Esse pensamento é necessário para investigar propriedades, fazer conjecturas e produzir argumentos geométricos convincentes. É importante, também, considerar o aspecto funcional que deve estar presente no estudo da Geometria: as transformações geométricas, sobretudo as simetrias. As ideias matemáticas fundamentais associadas a essa temática são, principalmente, construção, representação e interdependência. No Ensino Fundamental – Anos Iniciais, espera-se que os alunos identifiquem e estabeleçam pontos de referência para a localização e o deslocamento de objetos, construam representações de espaços conhecidos e estimem distâncias, usando, como suporte, mapas (em papel, tablets ou smartphones), croquis e outras representações. Em relação às formas, espera-se que os alunos indiquem características das formas geométricas tridimensionais e bidimensionais, associem figuras espaciais a suas planificações e vice-versa. Espera-se, também, que nomeiem e comparem polígonos, por meio de propriedades relativas aos lados, vértices e ângulos. O estudo das simetrias deve ser iniciado por meio da manipulação de representações de figuras geométricas planas em quadriculados ou no plano cartesiano, e com recurso de softwares de geometria dinâmica.
No Ensino Fundamental – Anos Finais,
o ensino de Geometria precisa ser visto como consolidação e ampliação das
aprendizagens realizadas. Nessa etapa, devem ser enfatizadas também as tarefas
que analisam e produzem transformações e ampliações/ reduções de figuras
geométricas planas, identificando seus elementos variantes e invariantes, de
modo a desenvolver os conceitos de congruência e semelhança. Esses conceitos
devem ter destaque nessa fase do Ensino Fundamental, de modo que os alunos sejam
capazes de reconhecer as condições necessárias e suficientes para obter
triângulos congruentes ou semelhantes e que saibam aplicar esse conhecimento
para realizar demonstrações simples, contribuindo para a formação de um tipo de
raciocínio importante para a Matemática, o raciocínio hipotético-dedutivo.
Outro ponto a ser destacado é a aproximação da Álgebra com a Geometria, desde o início do estudo do plano cartesiano, por meio da geometria analítica. As atividades envolvendo a ideia de coordenadas, já iniciadas no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, podem ser ampliadas para o contexto das representações no plano cartesiano, como a representação de sistemas de equações do 1º grau, articulando, para isso, conhecimentos decorrentes da ampliação dos conjuntos numéricos e de suas representações na reta numérica.
Assim, a Geometria não pode ficar reduzida a mera aplicação de fórmulas de cálculo de área e de volume nem a aplicações numéricas imediatas de teoremas sobre relações de proporcionalidade em situações relativas a feixes de retas paralelas cortadas por retas secantes ou do teorema de Pitágoras. A equivalência de áreas, por exemplo, já praticada há milhares de anos pelos mesopotâmios e gregos antigos sem utilizar fórmulas, permite transformar qualquer região poligonal plana em um quadrado com mesma área (é o que os gregos chamavam “fazer a quadratura de uma figura”). Isso permite, inclusive, resolver geometricamente problemas que podem ser traduzidos por uma equação do 2º grau.
As medidas quantificam grandezas do
mundo físico e são fundamentais para a compreensão da realidade. Assim, a
unidade temática Grandezas e medidas, ao propor o estudo das medidas e das
relações entre elas – ou seja, das relações métricas –, favorece a integração
da Matemática a outras áreas de conhecimento, como Ciências (densidade,
grandezas e escalas do Sistema Solar, energia elétrica etc.) ou Geografia
(coordenadas geográficas, densidade demográfica, escalas de mapas e guias
etc.). Essa unidade temática contribui ainda para a consolidação e ampliação da
noção de número, a aplicação de noções geométricas e a construção do pensamento
algébrico.
No Ensino Fundamental – Anos
Iniciais, a expectativa é que os alunos reconheçam que medir é comparar uma
grandeza com uma unidade e expressar o resultado da comparação por meio de um número.
Além disso, devem resolver problemas oriundos de situações cotidianas que
envolvem grandezas como comprimento, massa, tempo, temperatura, área (de
triângulos e retângulos) e capacidade e volume (de sólidos formados por blocos
retangulares), sem uso de fórmulas, recorrendo, quando necessário, a
transformações entre unidades de medida padronizadas mais usuais. Espera-se,
também, que resolvam problemas sobre situações de compra e venda e desenvolvam,
por exemplo, atitudes éticas e responsáveis em relação ao consumo. Sugere-se
que esse processo seja iniciado utilizando, preferencialmente, unidades não
convencionais para fazer as comparações e medições, o que dá sentido à ação de
medir, evitando a ênfase em procedimentos de transformação de unidades convencionais.
No entanto, é preciso considerar o contexto em que a escola se encontra: em
escolas de regiões agrícolas, por exemplo, as medidas agrárias podem merecer
maior atenção em sala de aula.
No Ensino Fundamental – Anos Finais, a expectativa é a de que os alunos reconheçam comprimento, área, volume e abertura de ângulo como grandezas associadas a figuras geométricas e que consigam resolver problemas envolvendo essas grandezas com o uso de unidades de medida padronizadas mais usuais. Além disso, espera-se que estabeleçam e utilizem relações entre essas grandezas e entre elas e grandezas não geométricas, para estudar grandezas derivadas como densidade, velocidade, energia, potência, entre outras.
Nessa fase da escolaridade, os
alunos devem determinar expressões de cálculo de áreas de quadriláteros,
triângulos e círculos, e as de volumes de prismas e de cilindros. Outro ponto a
ser destacado refere-se à introdução de medidas de capacidade de armazenamento de
computadores como grandeza associada a demandas da sociedade moderna. Nesse
caso, é importante destacar o fato de que os prefixos utilizados para byte
(quilo, mega, giga) não estão associados ao sistema de numeração decimal, de
base 10, pois um quilobyte, por exemplo, corresponde a 1024 bytes, e não a 1000
bytes.
A incerteza e o tratamento de dados
são estudados na unidade temática Probabilidade e estatística. Ela propõe a
abordagem de conceitos, fatos e procedimentos presentes em muitas situações--problema
da vida cotidiana, das ciências e da tecnologia. Assim, todos os cidadãos
precisam desenvolver habilidades para coletar, organizar, representar,
interpretar e analisar dados em uma variedade de contextos, de maneira a fazer
julgamentos bem fundamentados e tomar as decisões adequadas. Isso inclui
raciocinar e utilizar conceitos, representações e índices estatísticos para
descrever, explicar e predizer fenômenos.
Merece destaque o uso de tecnologias
– como calculadoras, para avaliar e comparar resultados, e planilhas
eletrônicas, que ajudam na construção de gráficos e nos cálculos das medidas de
tendência central. A consulta a páginas de institutos de pesquisa – como a do Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – pode oferecer contextos
potencialmente ricos não apenas para aprender conceitos e procedimentos
estatísticos, mas também para utilizá-los com o intuito de compreender a
realidade.
No que concerne ao estudo de noções
de probabilidade, a finalidade, no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, é
promover a compreensão de que nem todos os fenômenos são determinísticos. Para
isso, o início da proposta de trabalho com probabilidade está centrado no desenvolvimento
da noção de aleatoriedade, de modo que os alunos compreendam que há eventos
certos, eventos impossíveis e eventos prováveis. É muito comum que pessoas
julguem impossíveis eventos que nunca viram acontecer. Nessa fase, é importante
que os alunos
verbalizem, em eventos que envolvem o acaso, os resultados que poderiam ter acontecido em oposição ao que realmente aconteceu, iniciando a construção do espaço amostral. No Ensino Fundamental – Anos Finais, o estudo deve ser ampliado e aprofundado, por meio de atividades nas quais os alunos façam experimentos aleatórios e simulações para confrontar os resultados obtidos com a probabilidade teórica – probabilidade frequentista. A progressão dos conhecimentos se faz pelo aprimoramento da capacidade de enumeração dos elementos do espaço amostral, que está associada, também, aos problemas de contagem. Com relação à estatística, os primeiros passos envolvem o trabalho com a coleta e a organização de dados de uma pesquisa de interesse dos alunos. O planejamento de como fazer a pesquisa ajuda a compreender o papel da estatística no cotidiano dos alunos. Assim, a leitura, a interpretação e a construção de tabelas e gráficos têm papel fundamental, bem como a forma de produção de texto escrito para a comunicação de dados, pois é preciso compreender que o texto deve sintetizar ou justificar as conclusões. No Ensino Fundamental – Anos Finais, a expectativa é que os alunos saibam planejar e construir relatórios de pesquisas estatísticas descritivas, incluindo medidas de tendência central e construção de tabelas e diversos tipos de gráfico.
Esse planejamento inclui a definição
de questões relevantes e da população a ser pesquisada, a decisão sobre a necessidade
ou não de usar amostra e, quando for o caso, a seleção de seus elementos por
meio de uma adequada técnica de amostragem.
Cumpre destacar que os critérios de organização das habilidades na BNCC (com a explicitação dos objetos de conhecimento aos quais se relacionam e do agrupamento desses objetos em unidades temáticas) expressam um arranjo possível (dentre outros). Portanto, os agrupamentos propostos não devem ser tomados como modelo obrigatório para o desenho dos currículos. Essa divisão em unidades temáticas serve tão somente para facilitar a compreensão dos conjuntos de habilidades e de como eles se inter-relacionam. Na elaboração dos currículos e das propostas pedagógicas, devem ser enfatizadas as articulações das habilidades com as de outras áreas do conhecimento, entre as unidades temáticas e no interior de cada uma delas.
Na definição das habilidades, a progressão ano a ano se baseia na compreensão e utilização de novas ferramentas e também na complexidade das situações-problema propostas, cuja resolução exige a execução de mais etapas ou noções de unidades temáticas distintas. Os problemas de contagem, por exemplo, devem, inicialmente, estar restritos àqueles cujas soluções podem ser obtidas pela descrição de todos os casos possíveis, mediante a utilização de esquemas ou diagramas, e, posteriormente, àqueles cuja resolução depende da aplicação dos princípios multiplicativo e aditivo e do princípio da casa dos pombos. Outro exemplo é o da resolução de problemas envolvendo as operações fundamentais, utilizando ou não a linguagem algébrica.
MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL –
ANOS INICIAIS:
UNIDADES TEMÁTICAS, OBJETOS DE
CONHECIMENTO
E HABILIDADES
No Ensino Fundamental – Anos
Iniciais, deve-se retomar as vivências cotidianas das crianças com números,
formas e espaço, e também as experiências desenvolvidas na Educação Infantil,
para iniciar uma sistematização dessas noções. Nessa fase, as habilidades
matemáticas que os alunos devem desenvolver não podem ficar restritas à
aprendizagem dos algoritmos das chamadas “quatro operações”, apesar de sua
importância. No que diz respeito ao cálculo, é necessário acrescentar, à
realização dos algoritmos das operações, a habilidade de efetuar cálculos
mentalmente, fazer estimativas, usar calculadora e, ainda, para decidir quando
é apropriado usar um ou outro procedimento de cálculo.
Portanto, a BNCC orienta-se pelo pressuposto de que a aprendizagem em Matemática está intrinsecamente relacionada à compreensão, ou seja, à apreensão de significados dos objetos matemáticos, sem deixar de lado suas aplicações. Os significados desses objetos resultam das conexões que os alunos estabelecem entre eles e os demais componentes, entre eles e seu cotidiano e entre os diferentes temas matemáticos. Desse modo, recursos didáticos como malhas quadriculadas, ábacos, jogos, livros, vídeos, calculadoras, planilhas eletrônicas e softwares de geometria dinâmica têm um papel essencial para a compreensão e utilização das noções matemáticas. Entretanto, esses materiais precisam estar integrados a situações que levem à reflexão e à sistematização, para que se inicie um processo de formalização.
Em todas as unidades temáticas, a delimitação dos objetos de conhecimento e das habilidades considera que as noções matemáticas são retomadas, ampliadas e aprofundadas ano a ano. No entanto, é fundamental considerar que a leitura dessas habilidades não seja feita de maneira fragmentada. A compreensão do papel que determinada habilidade representa no conjunto das aprendizagens demanda a compreensão de como ela se conecta com habilidades dos anos anteriores, o que leva à identificação das aprendizagens já consolidadas, e em que medida o trabalho para o desenvolvimento da habilidade em questão serve de base para as aprendizagens posteriores. Nesse sentido, é fundamental considerar, por exemplo, que a contagem até 100, proposta no 1º ano, não deve ser interpretada como restrição a ampliações possíveis em cada escola e em cada turma. Afinal, não se pode frear a curiosidade e o entusiasmo pela aprendizagem, tão comum nessa etapa da escolaridade, e muito menos os conhecimentos prévios dos alunos.
Na Matemática escolar, o processo de
aprender uma noção em um contexto, abstrair e depois aplicá-la em outro
contexto envolve capacidades essenciais, como formular, empregar, interpretar e
avaliar – criar, enfim –, e não somente a resolução de enunciados típicos que
são, muitas vezes, meros exercícios e apenas simulam alguma aprendizagem.
Assim, algumas das habilidades formuladas começam por: “resolver e elaborar
problemas envolvendo...”. Nessa enunciação está implícito que se pretende não
apenas a resolução do problema, mas também que os alunos reflitam e questionem
o que ocorreria se algum dado do problema fosse alterado ou se alguma condição
fosse acrescida ou retirada. Nessa perspectiva, pretende-se que os alunos também
formulem problemas em outros contextos.
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