Plano de Aula de Matemática - 5º ano
Habilidade: (EF05MA25)
Resolver e elaborar problemas com dados apresentados em tabelas e gráficos, utilizando a média aritmética como medida de tendência central, e comunicar o processo e o resultado por meio de registros adequados.
Objetivo:
Os alunos serão capazes de resolver e elaborar problemas com dados apresentados em tabelas e gráficos, utilizando a média aritmética como medida de tendência central, e comunicar o processo e o resultado por meio de registros adequados.
Duração:
1 aula (50 minutos)
Recursos necessários:
- Lousa ou quadro branco
- Giz ou marcadores
- Exemplos de problemas com dados em tabelas e gráficos
- Folhas de papel e lápis para os alunos
- Régua e compasso
Atividades:
1. Introdução (10 minutos):
a) Inicie a aula relembrando com os alunos o conceito de média aritmética e sua utilização como medida de tendência central.
b) Apresente exemplos de situações em que a média aritmética é utilizada, como média de notas, média de idade, média de alturas, entre outros.
2. Desenvolvimento (30 minutos):
a) Apresente aos alunos problemas com dados apresentados em tabelas e gráficos.
b) Explique como calcular a média aritmética a partir dos dados apresentados e incentive os alunos a aplicarem essa medida de tendência central nos problemas.
c) Auxilie os alunos na resolução dos problemas, destacando a importância de comunicar o processo e o resultado por meio de registros adequados.
3. Atividade prática (10 minutos):
a) Divida a turma em grupos e distribua problemas com dados apresentados em tabelas e gráficos.
b) Cada grupo deve calcular a média aritmética dos dados e registrar o processo e o resultado de forma adequada.
c) Os grupos devem apresentar suas resoluções para a classe, explicando as estratégias utilizadas e como chegaram aos resultados.
4. Discussão e conclusão (10 minutos):
a) Após as apresentações dos grupos, promova uma discussão sobre os resultados encontrados e as diferentes formas de calcular a média aritmética.
b) Destaque a importância de comunicar o processo e o resultado por meio de registros adequados, como cálculos escritos, gráficos ou tabelas.
c) Conclua a aula reforçando a importância de utilizar a média aritmética como medida de tendência central em situações que envolvam dados apresentados em tabelas e gráficos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário