quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Plano de Aula de Matemática - EF05MA24

Plano de Aula de Matemática - 5º ano

Habilidade: (EF05MA24)

Resolver e elaborar problemas que envolvam a relação entre duas grandezas (como tempo, velocidade, massa, área etc.), utilizando tabelas e gráficos, e comunicar o processo e o resultado por meio de registros adequados.

Objetivo:

Os alunos serão capazes de resolver e elaborar problemas que envolvam a relação entre duas grandezas, utilizando tabelas e gráficos, e comunicar o processo e o resultado por meio de registros adequados.

Duração:

1 aula (50 minutos)

Recursos necessários:

- Lousa ou quadro branco
- Giz ou marcadores
- Exemplos de problemas que envolvam a relação entre duas grandezas
- Folhas de papel e lápis para os alunos
- Régua e compasso

Atividades:

1. Introdução (10 minutos):

a) Inicie a aula introduzindo o conceito de relação entre duas grandezas e sua importância em situações do dia a dia.
b) Discuta exemplos de problemas que envolvam a relação entre duas grandezas, como a relação entre tempo e distância percorrida, ou a relação entre massa e volume.

2. Desenvolvimento (30 minutos):

a) Apresente aos alunos problemas que envolvam a relação entre duas grandezas. Certifique-se de que os problemas sejam desafiadores e estimulem o raciocínio matemático.
b) Incentive os alunos a elaborarem tabelas e gráficos para organizar as informações e visualizar a relação entre as grandezas.
c) Auxilie os alunos na resolução dos problemas, destacando a importância de comunicar o processo e o resultado por meio de registros adequados.

3. Atividade prática (10 minutos):

a) Divida a turma em grupos e distribua problemas que envolvam a relação entre duas grandezas.
b) Cada grupo deve resolver os problemas utilizando tabelas e gráficos, e registrar o processo e o resultado de forma adequada.
c) Os grupos devem apresentar suas resoluções para a classe, explicando as estratégias utilizadas e como chegaram aos resultados.

4. Discussão e conclusão (10 minutos):

a) Após as apresentações dos grupos, promova uma discussão sobre as diferentes estratégias utilizadas e os registros feitos pelos alunos.
b) Destaque a importância de utilizar tabelas e gráficos para visualizar e analisar a relação entre as grandezas.
c) Conclua a aula reforçando a importância de comunicar o processo e o resultado de forma clara e organizada, utilizando registros adequados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário