quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Plano de Aula de Matemática - EF05MA28

Plano de Aula de Matemática - 5º ano

Habilidade: (EF05MA28)

Resolver e elaborar problemas com números racionais na forma decimal, utilizando estratégias diversas, como cálculo mental, estimativa e algoritmos convencionais, e comunicar o processo e o resultado por meio de registros adequados.

Objetivo:

Os alunos serão capazes de resolver e elaborar problemas com números racionais na forma decimal, utilizando estratégias diversas, como cálculo mental, estimativa e algoritmos convencionais, e comunicar o processo e o resultado por meio de registros adequados.

Duração:

1 aula (50 minutos)

Recursos necessários:

- Lousa ou quadro branco
- Giz ou marcadores
- Exemplos de problemas impressos ou escritos em cartões
- Folhas de papel e lápis para os alunos

Atividades:

1. Introdução (10 minutos):

a) Inicie a aula relembrando com os alunos os conceitos de números racionais e forma decimal.
b) Explique que eles irão resolver e elaborar problemas que envolvam números racionais na forma decimal, utilizando estratégias diversas.
c) Discuta com os alunos a importância de utilizar estratégias como cálculo mental, estimativa e algoritmos convencionais na resolução de problemas matemáticos.

2. Desenvolvimento (30 minutos):

a) Apresente exemplos de problemas impressos ou escritos em cartões para os alunos.
b) Distribua os problemas para os alunos ou exiba-os no quadro.
c) Peça aos alunos que resolvam os problemas, utilizando as estratégias aprendidas, como cálculo mental, estimativa e algoritmos convencionais.
d) Incentive os alunos a registrarem seus processos de resolução, seja por meio de cálculos escritos, desenhos ou esquemas.
e) Circule pela sala de aula, oferecendo apoio e orientação individualizada aos alunos.

3. Apresentação e discussão dos resultados (10 minutos):

a) Após os alunos resolverem os problemas, convide-os a compartilhar suas respostas e processos de resolução com a classe.
b) Discuta os diferentes métodos utilizados pelos alunos e destaque a importância de comunicar o processo e o resultado por meio de registros adequados.
c) Promova uma discussão sobre as estratégias mais eficientes para resolver problemas específicos, levando em consideração a natureza dos números racionais na forma decimal.
d) Destaque a importância da precisão e da compreensão do contexto do problema na hora de elaborar respostas adequadas.

4. Atividade prática (10 minutos):

a) Distribua folhas de papel e lápis para os alunos.
b) Peça aos alunos que elaborem um problema matemático que envolva números racionais na forma decimal.
c) Incentive-os a utilizar contextos do dia a dia ou situações do cotidiano como base para a elaboração dos problemas.
d) Os alunos podem trocar os problemas elaborados entre si para resolverem em casa ou em outra atividade posterior.

5. Conclusão (5 minutos):

a) Conclua a aula enfatizando a importância de utilizar estratégias diversas na resolução de problemas com números racionais na forma decimal.
b) Incentive os alunos a praticarem a resolução de problemas em casa, utilizando diferentes estratégias e comunicando o processo e o resultado por meio de registros adequados.
c) Reforce que a prática constante contribui para o aprimoramento das habilidades matemáticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário