Plano de Aula de Matemática - 5º ano
Habilidade: (EF05MA13)
Resolver e elaborar problemas que envolvam multiplicação e divisão de números naturais, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos convencionais.
Objetivo:
Os alunos serão capazes de resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos convencionais.
Duração:
2 aulas (50 minutos cada)
Recursos necessários:
- Lousa ou quadro branco
- Giz ou marcadores
- Papel e lápis para os alunos
Atividades:
Aula 1:
1. Introdução (10 minutos):
a) Inicie a aula relembrando com os alunos os conceitos de multiplicação e divisão.
b) Explique que resolver problemas envolvendo essas operações requer a aplicação de estratégias adequadas.
c) Apresente diferentes estratégias, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos convencionais.
2. Desenvolvimento (30 minutos):
a) Apresente aos alunos problemas que envolvam multiplicação e divisão de números naturais.
b) Explique que eles devem utilizar as estratégias apresentadas para resolver os problemas.
c) Faça exemplos passo a passo, demonstrando como aplicar as diferentes estratégias para resolver os problemas.
3. Atividade prática (10 minutos):
a) Distribua folhas de papel com problemas de multiplicação e divisão para que os alunos resolvam utilizando as estratégias aprendidas.
b) Os alunos devem trabalhar individualmente e justificar suas respostas, mostrando a estratégia utilizada.
Aula 2:
1. Recapitulação (10 minutos):
a) Relembre com os alunos as diferentes estratégias de resolução de problemas de multiplicação e divisão.
b) Faça uma revisão rápida dos exemplos e exercícios resolvidos na aula anterior.
2. Aplicação prática (30 minutos):
a) Apresente aos alunos problemas mais desafiadores que envolvam situações do cotidiano.
b) Os alunos devem aplicar as estratégias aprendidas para resolver esses problemas.
c) Circule pela sala, ofereça suporte individualizado e observe as estratégias dos alunos.
3. Discussão e conclusão (10 minutos):
a) Promova uma discussão em grupo sobre os problemas resolvidos e as estratégias utilizadas pelos alunos.
b) Destaque a importância de escolher a estratégia adequada para cada situação.
c) Conclua a aula ressaltando a importância de desenvolver habilidades de resolução de problemas com multiplicação e divisão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário