quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Plano de Aula de Matemática - EF05MA13

Plano de Aula de Matemática - 5º ano

Habilidade: (EF05MA13)

Resolver e elaborar problemas que envolvam multiplicação e divisão de números naturais, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos convencionais.

Objetivo:

Os alunos serão capazes de resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos convencionais.

Duração:

2 aulas (50 minutos cada)

Recursos necessários:

- Lousa ou quadro branco
- Giz ou marcadores
- Papel e lápis para os alunos

Atividades:

Aula 1:

1. Introdução (10 minutos):

a) Inicie a aula relembrando com os alunos os conceitos de multiplicação e divisão.
b) Explique que resolver problemas envolvendo essas operações requer a aplicação de estratégias adequadas.
c) Apresente diferentes estratégias, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos convencionais.

2. Desenvolvimento (30 minutos):

a) Apresente aos alunos problemas que envolvam multiplicação e divisão de números naturais.
b) Explique que eles devem utilizar as estratégias apresentadas para resolver os problemas.
c) Faça exemplos passo a passo, demonstrando como aplicar as diferentes estratégias para resolver os problemas.

3. Atividade prática (10 minutos):

a) Distribua folhas de papel com problemas de multiplicação e divisão para que os alunos resolvam utilizando as estratégias aprendidas.
b) Os alunos devem trabalhar individualmente e justificar suas respostas, mostrando a estratégia utilizada.

Aula 2:

1. Recapitulação (10 minutos):

a) Relembre com os alunos as diferentes estratégias de resolução de problemas de multiplicação e divisão.
b) Faça uma revisão rápida dos exemplos e exercícios resolvidos na aula anterior.

2. Aplicação prática (30 minutos):

a) Apresente aos alunos problemas mais desafiadores que envolvam situações do cotidiano.
b) Os alunos devem aplicar as estratégias aprendidas para resolver esses problemas.
c) Circule pela sala, ofereça suporte individualizado e observe as estratégias dos alunos.

3. Discussão e conclusão (10 minutos):

a) Promova uma discussão em grupo sobre os problemas resolvidos e as estratégias utilizadas pelos alunos.
b) Destaque a importância de escolher a estratégia adequada para cada situação.
c) Conclua a aula ressaltando a importância de desenvolver habilidades de resolução de problemas com multiplicação e divisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário