Plano de Aula de Matemática - 5º ano
Habilidade: (EF05MA03)
Resolver e elaborar problemas com números naturais, envolvendo diferentes significados da multiplicação (repetição de somas iguais, configuração retangular e combinatória), utilizando estratégias diversas, como cálculo mental, cálculo escrito e estimativas, e conhecimentos prévios, como as tabuadas.
Objetivo:
Os alunos serão capazes de resolver e elaborar problemas com números naturais, utilizando diferentes significados da multiplicação, como repetição de somas iguais, configuração retangular e combinatória. Eles também utilizarão estratégias diversas, como cálculo mental, cálculo escrito e estimativas, além de conhecimentos prévios, como as tabuadas.
Duração:
2 aulas (50 minutos cada)
Recursos necessários:
- Lousa ou quadro branco
- Giz ou marcadores
- Papel e lápis para os alunos
- Materiais concretos (opcional)
Atividades:
Aula 1:
1. Introdução (10 minutos):
a) Inicie a aula relembrando com os alunos os diferentes significados da multiplicação: repetição de somas iguais, configuração retangular e combinatória.
b) Discuta exemplos desses significados e como são aplicados em situações cotidianas.
2. Desenvolvimento (30 minutos):
a) Apresente aos alunos problemas que envolvam os diferentes significados da multiplicação. Por exemplo:
- Se cada camiseta custa R$15 e João comprou 4 camisetas iguais, quanto ele gastou no total?
- Em um jardim retangular de 4 metros por 6 metros, quantas flores são necessárias para preencher todo o espaço?
b) Peça aos alunos que, individualmente, resolvam os problemas utilizando as estratégias que considerarem adequadas, como cálculo mental, cálculo escrito, estimativas ou uso de materiais concretos, se disponíveis.
c) Incentive-os a registrar seus processos e resultados de forma clara e organizada.
3. Discussão em grupo (10 minutos):
a) Peça a alguns alunos que compartilhem suas estratégias e soluções com a turma.
b) Promova a discussão em grupo, destacando diferentes abordagens utilizadas pelos alunos para resolver os problemas e aplicar os significados da multiplicação.
Aula 2:
1. Recapitulação (10 minutos):
a) Relembre os problemas discutidos na aula anterior e os diferentes significados da multiplicação.
b) Faça uma revisão rápida das estratégias utilizadas pelos alunos para resolver os problemas.
2. Elaboração de problemas (30 minutos):
a) Divida a turma em grupos e forneça a cada grupo um significado da multiplicação (repetição de somas iguais, configuração retangular ou combinatória).
b) Peça aos grupos que elaborem problemas que envolvam o significado atribuído e resolvam-nos uns dos outros.
3. Apresentação e discussão (10 minutos):
a) Peça a cada grupo que apresente um problema elaborado e sua resolução para a turma.
b) Promova a discussão sobre as estratégias utilizadas, os significados envolvidos e as possíveis soluções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário