quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Plano de Aula de Matemática - EF05MA31

Plano de Aula de Matemática - 5º ano

Habilidade: (EF05MA31)

Resolver e elaborar problemas de cálculo com números racionais na forma decimal, envolvendo diferentes significados das operações, como medida, porcentagem e juros simples, utilizando estratégias diversas, como cálculo mental, estimativa e algoritmos convencionais, e comunicar o processo e o resultado por meio de registros adequados.

Objetivo:

Os alunos serão capazes de resolver e elaborar problemas de cálculo com números racionais na forma decimal, envolvendo diferentes significados das operações, como medida, porcentagem e juros simples. Eles irão utilizar estratégias diversas, como cálculo mental, estimativa e algoritmos convencionais, e comunicar o processo e o resultado por meio de registros adequados.

Duração:

2 aulas (100 minutos)

Recursos necessários:

- Lousa ou quadro branco
- Giz ou marcadores
- Exemplos de problemas matemáticos envolvendo cálculos com números racionais na forma decimal e diferentes significados das operações
- Folhas de papel e lápis para os alunos

Atividades:

1. Introdução (10 minutos):

a) Inicie a aula relembrando com os alunos os conceitos de números racionais na forma decimal e as operações de medida, porcentagem e juros simples.
b) Explique que eles irão resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos com números racionais na forma decimal, utilizando essas diferentes significados das operações.
c) Discuta com os alunos a importância de utilizar estratégias diversas, como cálculo mental, estimativa e algoritmos convencionais, na resolução de problemas.

2. Desenvolvimento (70 minutos):

a) Apresente exemplos de problemas matemáticos envolvendo cálculos com números racionais na forma decimal e diferentes significados das operações para os alunos.
b) Explique cada problema, destacando o significado da operação envolvida e as estratégias necessárias para resolvê-los.
c) Incentive os alunos a pensar em diferentes estratégias para resolver os problemas, como cálculo mental, estimativa e algoritmos convencionais.
d) Divida os alunos em grupos e distribua problemas para serem resolvidos em equipe.
e) Circule pela sala, auxiliando os grupos, tirando dúvidas e observando o processo de resolução.
f) Incentive os alunos a comunicarem o processo e o resultado de seus cálculos por meio de registros adequados, como tabelas, gráficos, cálculos escritos etc.
g) No final da atividade em grupo, peça a um representante de cada grupo que apresente o problema e a solução para a turma, explicando o processo utilizado e os registros feitos.
h) Promova discussões sobre as diferentes estratégias utilizadas pelos grupos e incentive a reflexão sobre a eficácia de cada uma.

3. Sistematização (15 minutos):

a) Conclua a aula reforçando a importância de resolver e elaborar problemas de cálculo com números racionais na forma decimal, envolvendo diferentes significados das operações.
b) Destaque a utilização de estratégias diversas, como cálculo mental, estimativa e algoritmos convencionais.
c) Incentive os alunos a comunicarem o processo e o resultado de seus cálculos por meio de registros adequados.
d) Recapitule os principais conceitos e estratégias abordados durante a aula.
e) Faça uma breve revisão dos problemas resolvidos em conjunto com a turma.

4. Conclusão (5 minutos):

a) Encerre a aula reforçando a importância da prática e do aprimoramento das habilidades de resolver e elaborar problemas de cálculo com números racionais na forma decimal.
b) Incentive os alunos a praticarem em casa e a explorarem situações cotidianas que envolvam esses cálculos.
c) Proponha desafios extras e tarefas para os alunos continuarem desenvolvendo suas habilidades de cálculo e resolução de problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário