quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Plano de Aula de Matemática - EF05MA08

Plano de Aula de Matemática - 5º ano

Habilidade: (EF05MA08)

Reconhecer e utilizar a propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição e à subtração para ampliar as possibilidades de cálculo mental.

Objetivo:

Os alunos serão capazes de reconhecer e utilizar a propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição e à subtração para ampliar as possibilidades de cálculo mental.

Duração:

2 aulas (50 minutos cada)

Recursos necessários:

- Lousa ou quadro branco
- Giz ou marcadores
- Papel e lápis para os alunos

Atividades:

Aula 1:

1. Introdução (10 minutos):

a) Inicie a aula perguntando aos alunos se eles já observaram alguma relação entre a multiplicação e a adição/subtração.
b) Converse sobre a propriedade distributiva da multiplicação, explicando que ela permite distribuir a multiplicação em relação à adição ou subtração.
c) Faça exemplos simples para ilustrar essa propriedade.

2. Desenvolvimento (30 minutos):

a) Apresente aos alunos problemas que envolvam a aplicação da propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição e à subtração.
b) Incentive-os a utilizar essa propriedade para realizar cálculos mentais de forma mais eficiente.
c) Faça exemplos passo a passo, demonstrando como aplicar a propriedade distributiva em diferentes situações.

3. Atividade prática (10 minutos):

a) Divida a turma em grupos e distribua problemas para que os alunos resolvam, utilizando a propriedade distributiva da multiplicação.
b) Os grupos devem trabalhar juntos para encontrar as soluções e verificar se os cálculos estão corretos.

Aula 2:

1. Recapitulação (10 minutos):

a) Relembre com os alunos a propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição e à subtração.
b) Faça uma revisão rápida dos exemplos e problemas resolvidos na aula anterior.

2. Aplicação prática (30 minutos):

a) Apresente aos alunos problemas mais desafiadores, que requerem o uso da propriedade distributiva da multiplicação.
b) Os alunos devem resolver os problemas individualmente ou em grupos, utilizando a propriedade distributiva para facilitar os cálculos.
c) Circule pela sala, ofereça suporte individualizado e observe as estratégias dos alunos.

3. Discussão e conclusão (10 minutos):

a) Promova uma discussão em grupo sobre os problemas resolvidos e as estratégias utilizadas pelos alunos.
b) Destaque a importância da propriedade distributiva da multiplicação como uma ferramenta poderosa para ampliar as possibilidades de cálculo mental.
c) Conclua a aula incentivando os alunos a praticarem o uso da propriedade distributiva em suas atividades matemáticas diárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário