Plano de Aula de Matemática - 5º ano
Habilidade: (EF05MA08)
Reconhecer e utilizar a propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição e à subtração para ampliar as possibilidades de cálculo mental.
Objetivo:
Os alunos serão capazes de reconhecer e utilizar a propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição e à subtração para ampliar as possibilidades de cálculo mental.
Duração:
2 aulas (50 minutos cada)
Recursos necessários:
- Lousa ou quadro branco
- Giz ou marcadores
- Papel e lápis para os alunos
Atividades:
Aula 1:
1. Introdução (10 minutos):
a) Inicie a aula perguntando aos alunos se eles já observaram alguma relação entre a multiplicação e a adição/subtração.
b) Converse sobre a propriedade distributiva da multiplicação, explicando que ela permite distribuir a multiplicação em relação à adição ou subtração.
c) Faça exemplos simples para ilustrar essa propriedade.
2. Desenvolvimento (30 minutos):
a) Apresente aos alunos problemas que envolvam a aplicação da propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição e à subtração.
b) Incentive-os a utilizar essa propriedade para realizar cálculos mentais de forma mais eficiente.
c) Faça exemplos passo a passo, demonstrando como aplicar a propriedade distributiva em diferentes situações.
3. Atividade prática (10 minutos):
a) Divida a turma em grupos e distribua problemas para que os alunos resolvam, utilizando a propriedade distributiva da multiplicação.
b) Os grupos devem trabalhar juntos para encontrar as soluções e verificar se os cálculos estão corretos.
Aula 2:
1. Recapitulação (10 minutos):
a) Relembre com os alunos a propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição e à subtração.
b) Faça uma revisão rápida dos exemplos e problemas resolvidos na aula anterior.
2. Aplicação prática (30 minutos):
a) Apresente aos alunos problemas mais desafiadores, que requerem o uso da propriedade distributiva da multiplicação.
b) Os alunos devem resolver os problemas individualmente ou em grupos, utilizando a propriedade distributiva para facilitar os cálculos.
c) Circule pela sala, ofereça suporte individualizado e observe as estratégias dos alunos.
3. Discussão e conclusão (10 minutos):
a) Promova uma discussão em grupo sobre os problemas resolvidos e as estratégias utilizadas pelos alunos.
b) Destaque a importância da propriedade distributiva da multiplicação como uma ferramenta poderosa para ampliar as possibilidades de cálculo mental.
c) Conclua a aula incentivando os alunos a praticarem o uso da propriedade distributiva em suas atividades matemáticas diárias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário