quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Plano de Aula de Matemática - EF05MA33

Plano de Aula de Matemática - 5º ano

Habilidade: (EF05MA33)

Ler e interpretar informações expressas em diferentes tipos de tabelas, como tabelas de resultados de pesquisas, tabelas de preços, tabelas de classificação etc., identificando a relação entre as informações e utilizando-as para resolver problemas.

Objetivo:

Os alunos serão capazes de ler e interpretar informações expressas em diferentes tipos de tabelas, identificando a relação entre as informações e utilizando-as para resolver problemas.

Duração:

2 aulas (100 minutos)

Recursos necessários:

- Lousa ou quadro branco
- Giz ou marcadores
- Exemplos de diferentes tipos de tabelas, como tabelas de resultados de pesquisas, tabelas de preços, tabelas de classificação etc.
- Papel e lápis para os alunos

Atividades:

1. Introdução (10 minutos):

a) Inicie a aula perguntando aos alunos se eles já encontraram tabelas em seu cotidiano, como tabelas de resultados de pesquisas, tabelas de preços em supermercados, tabelas de classificação em campeonatos etc.
b) Converse sobre a importância das tabelas na organização e apresentação de informações.

2. Desenvolvimento (70 minutos):

a) Apresente exemplos de diferentes tipos de tabelas para os alunos, destacando as informações apresentadas e a relação entre elas.
b) Explique como ler e interpretar as informações em uma tabela, incluindo a identificação de títulos, rótulos das colunas e linhas, e a localização dos dados relevantes.
c) Realize atividades práticas, como pedir aos alunos para localizarem informações específicas em uma tabela ou interpretarem os dados apresentados.
d) Promova discussões em grupo sobre a relação entre as informações na tabela e como elas podem ser utilizadas para resolver problemas ou obter conclusões.
e) Estimule os alunos a criarem suas próprias tabelas com informações relevantes, como resultados de uma pesquisa ou dados coletados em sala de aula.

3. Sistematização (15 minutos):

a) Conclua a aula reforçando a importância de ler e interpretar tabelas para obter informações precisas e resolver problemas.
b) Destaque a utilidade das tabelas em diferentes contextos, como em pesquisas, estatísticas, planejamento etc.
c) Incentive os alunos a praticarem a leitura e interpretação de tabelas em seu cotidiano.

4. Conclusão (5 minutos):

a) Encerre a aula reforçando a importância de saber ler e interpretar tabelas como uma habilidade necessária para a vida cotidiana.
b) Proponha desafios extras relacionados à leitura e interpretação de tabelas para que os alunos continuem praticando suas habilidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário