Plano de Aula de Matemática - 5º ano
Habilidade: (EF05MA04)
Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais, relacionando-as com seus nomes usuais, por meio de descrições orais e representações.
Objetivo:
Os alunos serão capazes de identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais, relacionando-as com seus nomes usuais, por meio de descrições orais e representações gráficas.
Duração:
2 aulas (50 minutos cada)
Recursos necessários:
- Lousa ou quadro branco
- Giz ou marcadores
- Papel e lápis para os alunos
- Figuras bidimensionais impressas ou projetadas
Atividades:
Aula 1:
1. Introdução (10 minutos):
a) Inicie a aula apresentando aos alunos diferentes figuras bidimensionais, como quadrados, retângulos, triângulos, círculos e trapézios.
b) Discuta as características de cada figura e seus nomes usuais.
2. Desenvolvimento (30 minutos):
a) Apresente uma figura bidimensional aos alunos, seja projetando-a ou mostrando-a em papel.
b) Peça aos alunos que observem atentamente a figura e descrevam suas características, como número de lados, tipos de ângulos e presença de linhas retas ou curvas.
c) Incentive-os a relacionar as características da figura com seu nome usual.
d) Repita o processo com outras figuras, dando oportunidade aos alunos de observarem e descreverem as propriedades comuns e diferenças entre elas.
3. Discussão em grupo (10 minutos):
a) Promova uma discussão em grupo, em que os alunos compartilhem suas observações e descrições das figuras.
b) Destaque as propriedades comuns e diferenças entre as figuras, relacionando-as com seus nomes usuais.
c) Reforce a importância de utilizar uma linguagem precisa e correta ao descrever as figuras.
Aula 2:
1. Recapitulação (10 minutos):
a) Relembre as figuras bidimensionais discutidas na aula anterior e suas propriedades comuns e diferenças.
b) Faça uma revisão rápida das descrições orais e representações gráficas utilizadas pelos alunos.
2. Atividade prática (30 minutos):
a) Divida a turma em grupos e distribua figuras bidimensionais impressas para cada grupo.
b) Peça aos grupos que identifiquem e descrevam as propriedades comuns e diferenças entre as figuras atribuídas, relacionando-as com seus nomes usuais.
c) Os grupos podem fazer anotações ou desenhos em seus papéis para representar as características das figuras.
3. Apresentação e discussão (10 minutos):
a) Peça a cada grupo que apresente uma figura e suas descrições para a turma.
b) Promova a discussão sobre as propriedades comuns e diferenças identificadas pelos grupos.
c) Incentive os alunos a fazerem conexões entre as figuras e seus nomes usuais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário