quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Plano de Aula de Matemática - EF05MA36

Plano de Aula de Matemática - 5º ano

Habilidade: (EF05MA36)

Resolver e elaborar problemas de cálculo com frações, envolvendo diferentes significados das operações (adição, subtração, multiplicação e divisão), utilizando estratégias diversas, como cálculo mental, estimativa e algoritmos convencionais, e comunicar o processo e o resultado por meio de registros adequados.

Objetivo:

Os alunos serão capazes de resolver e elaborar problemas de cálculo com frações, utilizando estratégias diversas, como cálculo mental, estimativa e algoritmos convencionais, e comunicando o processo e o resultado por meio de registros adequados.

Duração:

2 aulas (100 minutos)

Recursos necessários:

- Lousa ou quadro branco
- Giz ou marcadores
- Papel e lápis para os alunos
- Exemplos de problemas envolvendo cálculo com frações

Atividades:

1. Introdução (10 minutos):

a) Inicie a aula revisando os conceitos de frações e as operações básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão) com frações.
b) Faça exemplos simples de cálculos com frações, envolvendo diferentes significados das operações.

2. Desenvolvimento (70 minutos):

a) Apresente aos alunos problemas que envolvam o cálculo com frações, destacando os diferentes significados das operações.
b) Incentive os alunos a utilizar estratégias diversas, como cálculo mental, estimativa e algoritmos convencionais, para resolver os problemas.
c) Divida a turma em grupos e peça para resolverem os problemas em equipe, discutindo as estratégias utilizadas.
d) Promova discussões em grupo sobre os processos de resolução e os resultados obtidos.
e) Estimule os alunos a comunicarem suas respostas por meio de registros adequados, utilizando frações ou números decimais, e explicando o processo utilizado.

3. Sistematização (15 minutos):

a) Reúna a turma e faça uma síntese dos conceitos e estratégias aprendidos durante a aula.
b) Destaque a importância de compreender os diferentes significados das operações com frações e a necessidade de comunicar adequadamente o processo e o resultado dos cálculos.

4. Conclusão (5 minutos):

a) Encerre a aula reforçando a importância de praticar e aplicar os conhecimentos adquiridos sobre cálculo com frações no dia a dia.
b) Incentive os alunos a continuarem resolvendo problemas envolvendo frações e a explorarem diferentes estratégias de cálculo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário