quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Plano de Aula de Matemática - EF05MA09

Plano de Aula de Matemática - 5º ano

Habilidade: (EF05MA09)

Utilizar as relações entre as operações para encontrar a ordem de realização de cálculos ou a expressão equivalente a uma expressão numérica, com números naturais.

Objetivo:

Os alunos serão capazes de utilizar as relações entre as operações para encontrar a ordem de realização de cálculos ou a expressão equivalente a uma expressão numérica, utilizando números naturais.

Duração:

2 aulas (50 minutos cada)

Recursos necessários:

- Lousa ou quadro branco
- Giz ou marcadores
- Papel e lápis para os alunos

Atividades:

Aula 1:

1. Introdução (10 minutos):

a) Inicie a aula relembrando com os alunos as quatro operações matemáticas básicas: adição, subtração, multiplicação e divisão.
b) Explique que essas operações estão relacionadas e podem ser realizadas em uma determinada ordem para obter o resultado correto.
c) Faça exemplos simples, mostrando a importância da ordem das operações na resolução de expressões numéricas.

2. Desenvolvimento (30 minutos):

a) Apresente aos alunos expressões numéricas envolvendo as quatro operações e peça que eles identifiquem a ordem correta de realização dos cálculos.
b) Incentive os alunos a justificarem suas respostas, explicando as regras para a ordem das operações.
c) Faça exemplos passo a passo, demonstrando como resolver as expressões numéricas corretamente.

3. Atividade prática (10 minutos):

a) Distribua folhas de papel com expressões numéricas para que os alunos resolvam, aplicando as regras de ordem das operações.
b) Os alunos devem resolver as expressões individualmente e verificar se os resultados estão corretos.

Aula 2:

1. Recapitulação (10 minutos):

a) Relembre com os alunos as regras para a ordem das operações matemáticas.
b) Faça uma revisão rápida dos exemplos e exercícios resolvidos na aula anterior.

2. Aplicação prática (30 minutos):

a) Apresente aos alunos expressões numéricas mais desafiadoras, exigindo o uso das regras de ordem das operações.
b) Os alunos devem resolver as expressões individualmente ou em grupos, justificando cada etapa do cálculo.
c) Circule pela sala, ofereça suporte individualizado e observe as estratégias dos alunos.

3. Discussão e conclusão (10 minutos):

a) Promova uma discussão em grupo sobre as expressões numéricas resolvidas e as estratégias utilizadas pelos alunos.
b) Destaque a importância de seguir a ordem correta das operações para obter resultados precisos.
c) Conclua a aula enfatizando a importância das relações entre as operações matemáticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário