Plano de Aula de Matemática - 5º ano
Habilidade: (EF05MA01)
Reconhecer e utilizar os princípios de contagem em situações cotidianas, como a determinação de possibilidades de formação de números, datas e horários, entre outros.
Objetivo:
Os alunos serão capazes de reconhecer e utilizar os princípios de contagem em situações cotidianas, como a determinação de possibilidades de formação de números, datas e horários, entre outros.
Duração:
1 aula (50 minutos)
Recursos necessários:
- Lousa ou quadro branco
- Giz ou marcadores
- Papel e lápis para os alunos
Atividades:
Aula:
1. Introdução (10 minutos):
a) Inicie a aula explicando aos alunos a importância dos princípios de contagem em situações cotidianas, como formar números, datas e horários.
b) Discuta exemplos dessas situações e como os princípios de contagem são aplicados.
2. Desenvolvimento (30 minutos):
a) Apresente aos alunos diferentes desafios de contagem. Por exemplo:
- Quantos números de três algarismos podemos formar usando apenas os dígitos 2, 4 e 6?
- Quantas possibilidades de horários diferentes podemos ter usando apenas os dígitos 0, 1, 2 e 3?
b) Peça aos alunos que, individualmente, resolvam os desafios utilizando os princípios de contagem.
c) Incentive-os a registrar seus processos e resultados de forma clara e organizada.
3. Discussão em grupo (10 minutos):
a) Peça a alguns alunos que compartilhem suas estratégias e soluções com a turma.
b) Promova a discussão em grupo, destacando diferentes abordagens utilizadas pelos alunos para resolver os desafios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário