quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Plano de Aula de Matemática - EF05MA16

Plano de Aula de Matemática - 5º ano

Habilidade: (EF05MA16)

Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão, com números naturais, envolvendo significados de adição repetida, de agrupamento e de medida.

Objetivo:

Os alunos serão capazes de resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão utilizando os significados de adição repetida, agrupamento e medida.

Duração:

1 aula (50 minutos)

Recursos necessários:

- Lousa ou quadro branco
- Giz ou marcadores
- Papel e lápis para os alunos

Atividades:

1. Introdução (10 minutos):

a) Inicie a aula revisando com os alunos os conceitos de multiplicação e divisão.
b) Explique que a multiplicação pode ser entendida como adição repetida, agrupamento ou medida, e a divisão pode ser entendida como partilha ou medida.
c) Faça exemplos para demonstrar os diferentes significados de multiplicação e divisão.

2. Desenvolvimento (30 minutos):

a) Apresente aos alunos problemas de multiplicação e divisão que envolvam os significados de adição repetida, agrupamento e medida.
b) Explique que eles devem utilizar os conceitos aprendidos para resolver os problemas.
c) Faça exemplos passo a passo, demonstrando como resolver os problemas utilizando os diferentes significados.

3. Atividade prática (10 minutos):

a) Distribua folhas de papel com problemas de multiplicação e divisão para que os alunos resolvam.
b) Os alunos devem trabalhar individualmente e justificar suas respostas, mostrando como utilizaram os significados de adição repetida, agrupamento e medida.

4. Discussão e conclusão (10 minutos):

a) Promova uma discussão em grupo sobre as respostas e estratégias utilizadas pelos alunos.
b) Destaque a importância de compreender os diferentes significados de multiplicação e divisão para resolver problemas de forma eficiente.
c) Conclua a aula reforçando a importância de resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão utilizando os significados de adição repetida, agrupamento e medida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário