Plano de Aula de Matemática - 5º ano
Habilidade: (EF05MA06)
Utilizar a noção de múltiplos de um número natural para estabelecer critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10 e 100, inclusive com uso de calculadora.
Objetivo:
Os alunos serão capazes de utilizar a noção de múltiplos de um número natural para estabelecer critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10 e 100. Eles também utilizarão calculadora para verificar esses critérios.
Duração:
2 aulas (50 minutos cada)
Recursos necessários:
- Lousa ou quadro branco
- Giz ou marcadores
- Papel e lápis para os alunos
- Calculadoras (uma para cada aluno ou grupo)
Atividades:
Aula 1:
1. Introdução (10 minutos):
a) Inicie a aula relembrando com os alunos a noção de múltiplos de um número. Explique que um número é múltiplo de outro quando pode ser obtido multiplicando-se o segundo número pelo primeiro.
b) Discuta exemplos de múltiplos de um número, como 4, 8, 12, etc.
2. Desenvolvimento (30 minutos):
a) Apresente os critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10 e 100.
b) Explique cada critério, demonstrando como utilizar a noção de múltiplos para verificar se um número é divisível por outro.
c) Faça exemplos com os alunos, envolvendo diferentes números e critérios de divisibilidade.
d) Incentive os alunos a utilizar calculadoras para verificar os critérios de divisibilidade com números maiores.
3. Atividade prática (10 minutos):
a) Divida a turma em grupos e distribua problemas que envolvam os critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10 e 100.
b) Peça aos grupos que resolvam os problemas e verifiquem se os números dados atendem aos critérios de divisibilidade estabelecidos.
c) Os grupos devem utilizar calculadoras para realizar os cálculos necessários e confirmar as respostas.
Aula 2:
1. Recapitulação (10 minutos):
a) Relembre os critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10 e 100 discutidos na aula anterior.
b) Faça uma revisão rápida dos exemplos e problemas resolvidos pelos alunos.
2. Desafio (30 minutos):
a) Apresente um desafio para os alunos, envolvendo critérios de divisibilidade e cálculos com números maiores.
b) Os alunos devem trabalhar individualmente ou em grupos para resolver o desafio, utilizando a noção de múltiplos e as calculadoras, se necessário.
c) Incentive os alunos a apresentarem suas soluções e discuta diferentes abordagens para resolver o desafio.
3. Discussão e conclusão (10 minutos):
a) Promova uma discussão em grupo sobre o desafio, destacando as estratégias utilizadas e os critérios de divisibilidade aplicados.
b) Conclua a aula reforçando a importância da noção de múltiplos e dos critérios de divisibilidade na resolução de problemas matemáticos.
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