Plano de Aula de Matemática - 5º ano
Habilidade: (EF05MA14)
Identificar a localização de números naturais na reta numérica, localizando números inteiros.
Objetivo:
Os alunos serão capazes de identificar a localização de números naturais na reta numérica, incluindo a identificação de números inteiros.
Duração:
1 aula (50 minutos)
Recursos necessários:
- Lousa ou quadro branco
- Giz ou marcadores
- Régua ou material para desenhar uma reta numérica
Atividades:
1. Introdução (10 minutos):
a) Inicie a aula relembrando com os alunos o conceito de reta numérica e como ela é utilizada para representar os números.
b) Explique que na reta numérica, os números naturais são representados em pontos específicos e os números inteiros são incluídos.
2. Desenvolvimento (30 minutos):
a) Desenhe uma reta numérica na lousa ou no quadro branco, começando com os números naturais e incluindo os números inteiros.
b) Peça aos alunos para identificarem e marcarem a localização de diferentes números naturais e inteiros na reta numérica.
c) Faça exemplos passo a passo, demonstrando como identificar a localização dos números na reta numérica.
3. Atividade prática (10 minutos):
a) Distribua folhas de papel com uma reta numérica em branco para que os alunos identifiquem e marquem a localização de números dados.
b) Os alunos devem trabalhar individualmente e justificar suas respostas, mostrando a lógica utilizada para identificar a localização dos números.
4. Discussão e conclusão (10 minutos):
a) Promova uma discussão em grupo sobre as respostas e estratégias utilizadas pelos alunos.
b) Destaque a importância de compreender a reta numérica e como ela representa a ordem e a localização dos números.
c) Conclua a aula reforçando a importância de identificar a localização dos números naturais e inteiros na reta numérica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário