Plano de Aula de Matemática - 5º ano
Habilidade: (EF05MA05)
Resolver e elaborar problemas que envolvam diferentes significados da multiplicação e divisão (por exemplo, multiplicação como adição de parcelas iguais, multiplicação como agrupamento e divisão como partilha ou como medida), utilizando estratégias diversas, como cálculo mental, algoritmos convencionais e estimativas, e comunicar o processo e o resultado por meio de registros adequados.
Objetivo:
Os alunos serão capazes de resolver e elaborar problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação e divisão, utilizando estratégias diversas e comunicando seus processos e resultados de forma adequada.
Duração:
2 aulas (50 minutos cada)
Recursos necessários:
- Lousa ou quadro branco
- Giz ou marcadores
- Papel e lápis para os alunos
- Problemas de multiplicação e divisão previamente preparados
Atividades:
Aula 1:
1. Introdução (10 minutos):
a) Inicie a aula revisando com os alunos os diferentes significados da multiplicação e da divisão, como adição repetida, agrupamento, partilha e medida.
b) Discuta exemplos de situações cotidianas em que esses significados podem ser aplicados.
2. Desenvolvimento (30 minutos):
a) Apresente aos alunos problemas de multiplicação e divisão que envolvam diferentes significados. Por exemplo:
- Um pacote contém 6 barras de chocolate. Quantas barras de chocolate há em 4 pacotes?
- Um fazendeiro plantou 5 fileiras de milho, com 8 pés de milho em cada fileira. Quantos pés de milho ele plantou no total?
b) Peça aos alunos que, individualmente, resolvam os problemas utilizando as estratégias que considerarem adequadas, como cálculo mental, algoritmos convencionais e estimativas.
c) Incentive-os a registrar seus processos e resultados de forma clara e organizada.
3. Discussão em grupo (10 minutos):
a) Peça a alguns alunos que compartilhem suas estratégias e soluções com a turma.
b) Promova a discussão em grupo, destacando diferentes abordagens utilizadas pelos alunos para resolver os problemas.
Aula 2:
1. Recapitulação (10 minutos):
a) Relembre os problemas discutidos na aula anterior e os diferentes significados da multiplicação e da divisão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário