quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Plano de Aula de Matemática - EF05MA11

Plano de Aula de Matemática - 5º ano

Habilidade: (EF05MA11)

Associar a representação decimal aos números fracionários, considerando as diferentes denominações das frações usuais, em situações cotidianas.

Objetivo:

Os alunos serão capazes de associar a representação decimal aos números fracionários, considerando as diferentes denominações das frações usuais, em situações cotidianas.

Duração:

2 aulas (50 minutos cada)

Recursos necessários:

- Lousa ou quadro branco
- Giz ou marcadores
- Papel e lápis para os alunos

Atividades:

Aula 1:

1. Introdução (10 minutos):

a) Inicie a aula relembrando com os alunos o conceito de frações e a representação decimal dos números.
b) Explique que existem diferentes denominações para as frações usuais e que elas podem ser representadas na forma decimal.
c) Faça exemplos simples, mostrando como associar as representações decimais às frações usuais.

2. Desenvolvimento (30 minutos):

a) Apresente aos alunos situações cotidianas em que as frações são usadas, como a divisão de uma pizza ou a medição de líquidos.
b) Peça aos alunos para identificarem as frações envolvidas nessas situações e associarem as representações decimais correspondentes.
c) Faça exemplos passo a passo, demonstrando como associar as representações decimais às frações em diferentes denominações.

3. Atividade prática (10 minutos):

a) Distribua folhas de papel com situações cotidianas envolvendo frações para que os alunos resolvam e associem às representações decimais.
b) Os alunos devem trabalhar individualmente e justificar suas respostas.

Aula 2:

1. Recapitulação (10 minutos):

a) Relembre com os alunos as diferentes denominações das frações usuais e suas representações decimais.
b) Faça uma revisão rápida dos exemplos e situações resolvidas na aula anterior.

2. Aplicação prática (30 minutos):

a) Apresente aos alunos novas situações cotidianas em que as frações são utilizadas.
b) Os alunos devem associar as representações decimais corretas às frações nessas situações.
c) Circule pela sala, ofereça suporte individualizado e observe as estratégias dos alunos.

3. Discussão e conclusão (10 minutos):

a) Promova uma discussão em grupo sobre as situações cotidianas resolvidas e as associações feitas pelos alunos.
b) Destaque a importância de compreender as diferentes denominações das frações e suas representações decimais.
c) Conclua a aula enfatizando a relevância desse conhecimento em situações práticas do dia a dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário