quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Plano de Aula de Matemática - EF05MA17

Plano de Aula de Matemática - 5º ano

Habilidade: (EF05MA17)

Resolver e elaborar problemas que envolvam o cálculo do perímetro de figuras planas regulares e irregulares, utilizando diferentes estratégias de cálculo.

Objetivo:

Os alunos serão capazes de resolver e elaborar problemas que envolvam o cálculo do perímetro de figuras planas regulares e irregulares, utilizando diferentes estratégias de cálculo.

Duração:

1 aula (50 minutos)

Recursos necessários:

- Lousa ou quadro branco
- Giz ou marcadores
- Régua ou fita métrica
- Papel e lápis para os alunos

Atividades:

1. Introdução (10 minutos):

a) Inicie a aula revisando com os alunos o conceito de perímetro de uma figura plana.
b) Explique que o perímetro é a medida do contorno de uma figura e pode ser encontrado somando as medidas dos lados.
c) Faça exemplos para demonstrar como calcular o perímetro de figuras planas regulares e irregulares.

2. Desenvolvimento (30 minutos):

a) Apresente aos alunos problemas que envolvam o cálculo do perímetro de figuras planas regulares e irregulares.
b) Explique que eles devem utilizar estratégias de cálculo, como somar as medidas dos lados, identificar padrões ou utilizar propriedades das figuras.
c) Faça exemplos passo a passo, demonstrando como resolver os problemas utilizando diferentes estratégias.

3. Atividade prática (10 minutos):

a) Distribua folhas de papel com problemas de cálculo do perímetro de figuras planas para que os alunos resolvam.
b) Os alunos devem trabalhar individualmente e justificar suas respostas, mostrando como utilizaram as estratégias de cálculo adequadas.

4. Discussão e conclusão (10 minutos):

a) Promova uma discussão em grupo sobre as respostas e estratégias utilizadas pelos alunos.
b) Destaque a importância de utilizar diferentes estratégias para calcular o perímetro das figuras planas.
c) Conclua a aula reforçando a importância de resolver e elaborar problemas que envolvam o cálculo do perímetro de figuras planas regulares e irregulares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário