quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Plano de Aula de Matemática - EF05MA21

Plano de Aula de Matemática - 5º ano

Habilidade: (EF05MA21)

Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de comprimento, massa, capacidade e tempo, utilizando as principais unidades de medida (metro, quilograma, litro e hora).

Objetivo:

Os alunos serão capazes de resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de comprimento, massa, capacidade e tempo, utilizando as principais unidades de medida (metro, quilograma, litro e hora).

Duração:

1 aula (50 minutos)

Recursos necessários:

- Lousa ou quadro branco
- Giz ou marcadores
- Exemplos de objetos para medição de comprimento, massa, capacidade e tempo (se disponíveis)

Atividades:

1. Introdução (10 minutos):

a) Inicie a aula revisando com os alunos as principais unidades de medida de comprimento, massa, capacidade e tempo (metro, quilograma, litro e hora).
b) Explique a importância de saber utilizar essas unidades de medida para resolver problemas do dia a dia.

2. Desenvolvimento (30 minutos):

a) Apresente aos alunos diferentes situações-problema que envolvam medidas de comprimento, massa, capacidade e tempo.
b) Peça aos alunos para identificarem as unidades de medida adequadas para cada situação e resolverem os problemas utilizando as operações necessárias.
c) Faça exemplos passo a passo, demonstrando como resolver os problemas de medida utilizando as unidades corretas.

3. Atividade prática (10 minutos):

a) Divida a turma em grupos e distribua folhas de atividades com problemas de medidas.
b) Cada grupo deve trabalhar em conjunto para resolver os problemas, utilizando as unidades de medida adequadas e mostrando o processo de resolução.

4. Discussão e conclusão (10 minutos):

a) Promova uma discussão em grupo sobre as soluções encontradas pelos grupos.
b) Destaque a importância de utilizar as unidades de medida corretas e a importância da precisão nas respostas.
c) Conclua a aula reforçando a importância do uso adequado das unidades de medida no dia a dia e em situações-problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário