quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Plano de Aula de Matemática - EF05MA34

Plano de Aula de Matemática - 5º ano

Habilidade: (EF05MA34)

Ler e interpretar informações expressas em diferentes tipos de gráficos, como gráficos de colunas, de barras, de linhas, de setores etc., identificando a relação entre as informações e utilizando-as para resolver problemas.

Objetivo:

Os alunos serão capazes de ler e interpretar informações expressas em diferentes tipos de gráficos, identificando a relação entre as informações e utilizando-as para resolver problemas.

Duração:

2 aulas (100 minutos)

Recursos necessários:

- Lousa ou quadro branco
- Giz ou marcadores
- Exemplos de diferentes tipos de gráficos, como gráficos de colunas, de barras, de linhas, de setores etc.
- Papel e lápis para os alunos

Atividades:

1. Introdução (10 minutos):

a) Inicie a aula perguntando aos alunos se eles já viram diferentes tipos de gráficos e para que eles servem.
b) Converse sobre a importância dos gráficos na apresentação e visualização de informações.

2. Desenvolvimento (70 minutos):

a) Apresente exemplos de diferentes tipos de gráficos para os alunos, explicando cada um deles e as informações que eles representam.
b) Demonstre como ler e interpretar as informações em um gráfico, incluindo a identificação dos eixos, legendas, escalas, títulos etc.
c) Realize atividades práticas, como pedir aos alunos para extrair informações específicas de um gráfico ou fazer comparações entre diferentes conjuntos de dados.
d) Promova discussões em grupo sobre a relação entre as informações apresentadas no gráfico e como elas podem ser utilizadas para resolver problemas ou fazer conclusões.
e) Estimule os alunos a criarem seus próprios gráficos com informações relevantes, como dados coletados em sala de aula ou resultados de pesquisas.

3. Sistematização (15 minutos):

a) Conclua a aula reforçando a importância de saber ler e interpretar gráficos para obter informações precisas e resolver problemas.
b) Destaque a utilidade dos gráficos em diferentes contextos, como em estatísticas, análise de dados, tomada de decisões etc.

4. Conclusão (5 minutos):

a) Encerre a aula incentivando os alunos a observarem os gráficos presentes em seu cotidiano e praticarem a leitura e interpretação dessas informações.
b) Proponha desafios extras relacionados à leitura e interpretação de gráficos para que os alunos continuem aprimorando suas habilidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário