Plano de Aula de Matemática - 1º ano do Ensino Fundamental
Habilidade: EF01MA04
Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros.
Objetivo da aula:
Ensinar as crianças a contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades. Elas irão aprender a expressar o resultado tanto verbalmente quanto por meio de registros simbólicos. A aula será realizada por meio de atividades envolventes e relevantes para as crianças, como jogos, brincadeiras e o uso de materiais da sala de aula.
Atividades:
1. Contagem de objetos (20 minutos):
Distribua coleções de objetos para as crianças, como lápis, blocos de construção ou brinquedos. Peça a elas que contem a quantidade de objetos em cada coleção até 20 unidades. Incentive-as a usar registros verbais, como "um, dois, três" e também registros simbólicos, como desenhar traços para representar cada objeto contado.
2. Jogo de contagem (25 minutos):
Organize um jogo de tabuleiro em que as crianças precisam contar a quantidade de casas que avançam. Use um dado com números de 1 a 6 e represente as casas do tabuleiro com objetos variados. Por exemplo, uma casa pode ter 4 blocos de construção, outra pode ter 2 lápis, e assim por diante. À medida que avançam no tabuleiro, as crianças devem contar a quantidade de objetos em cada casa e expressar o resultado verbalmente e por registros simbólicos.
3. Registro simbólico (15 minutos):
Distribua fichas de papel e lápis para as crianças. Peça que elas escolham uma coleção de objetos na sala de aula e contem a quantidade de objetos. Em seguida, peça que registrem o resultado de forma simbólica, desenhando traços ou usando numerais para representar a quantidade contada.
4. Exploração de materiais (20 minutos):
Disponibilize diferentes materiais manipulativos, como contas coloridas, cubos ou fichas. Deixe as crianças explorarem e criar suas próprias coleções, utilizando a quantidade de objetos que desejarem. Peça que contem a quantidade de objetos de suas coleções e expressem o resultado tanto verbalmente quanto por meio de registros simbólicos.
Avaliação:
Observe o engajamento e participação das crianças durante as atividades. Avalie se elas conseguem contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e expressar o resultado tanto verbalmente quanto por registros simbólicos de forma adequada. Verifique se elas estão utilizando estratégias de contagem corretas e compreendendo a relação entre a quantidade de objetos e seus registros simbólicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário