Plano de Aula de Matemática - 1º ano do Ensino Fundamental
Habilidade: EF01MA03
Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (em torno de 20 elementos), por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois) para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”.
Objetivo da aula:
Ensinar as crianças a estimar e comparar quantidades de objetos usando estratégias como estimativa, correspondência um a um e correspondência dois a dois. Além disso, elas aprenderão a expressar se um conjunto tem mais, menos ou a mesma quantidade de elementos do que outro.
Atividades:
1. Exploração de conjuntos (15 minutos):
Apresente dois conjuntos de objetos com quantidades diferentes, como blocos de construção ou brinquedos. Peça às crianças para explorarem e brincarem com os conjuntos, observando as diferenças nas quantidades de objetos. Incentive-as a fazerem observações sobre qual conjunto parece ter mais ou menos objetos.
2. Jogo de estimativa (20 minutos):
Crie um jogo de estimativa, onde você exibe imagens de conjuntos de objetos no quadro ou em cartões. Peça às crianças para fazerem estimativas sobre qual conjunto tem mais ou menos objetos. Registre as estimativas de cada criança e, em seguida, revele as quantidades reais. Discuta as diferenças entre as estimativas e as quantidades reais.
3. Correspondência um a um (20 minutos):
Distribua fichas ou objetos pequenos para as crianças, como botões ou lápis. Mostre um conjunto de objetos e peça que as crianças façam a correspondência um a um com outro conjunto. Por exemplo, se um conjunto tem 7 fichas e o outro tem 5, peça que elas peguem 5 fichas do primeiro conjunto e as comparem com as fichas do segundo conjunto.
4. Comparação de conjuntos (15 minutos):
Apresente dois conjuntos de objetos e peça às crianças que observem as quantidades. Peça que elas expressem se um conjunto tem mais, menos ou a mesma quantidade de objetos que o outro. Incentive-as a justificar suas respostas, utilizando palavras como "mais", "menos" e "igual".
Avaliação:
Observe a participação ativa das crianças durante as atividades e verifique se elas estão utilizando as estratégias de estimativa e correspondência um a um de forma adequada. Além disso, avalie se elas conseguem expressar corretamente se um conjunto tem mais, menos ou a mesma quantidade de objetos em comparação com outro conjunto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário