Plano de Aula - 9º Ano - Matemática
Habilidade (EF09MA02)
Reconhecer um número irracional como um número real cuja representação decimal é infinita e não periódica, e estimar a localização de alguns deles na reta numérica.
Objetivos
- Compreender o conceito de número irracional como uma representação decimal infinita e não periódica.
- Identificar números irracionais na reta numérica.
- Estimar a localização de alguns números irracionais na reta numérica.
Atividades
- Introdução ao conceito de número irracional através de exemplos e explanação teórica.
- Identificação de alguns números irracionais na forma decimal não periódica.
- Representação de números irracionais na reta numérica.
- Estimativa da localização de alguns números irracionais na reta numérica.
- Atividades práticas em sala de aula para estimular o raciocínio e a aplicação dos conceitos aprendidos.
Recursos
- Lousa e giz.
- Projetor multimídia.
- Material impresso com exercícios e problemas.
- Reta numérica.
Avaliação
Os alunos serão avaliados através da participação nas atividades em sala de aula, resolução de exercícios e problemas, bem como em trabalhos individuais e em grupo. Será levada em consideração a compreensão do conceito de número irracional e sua representação decimal infinita e não periódica, bem como a habilidade de estimar a localização de alguns números irracionais na reta numérica.
Referências
- Livro didático de matemática do 9º ano.
- Material de apoio disponibilizado pelo professor.
- Artigos e textos sobre números irracionais e sua representação decimal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário