quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

Plano de Aula - 9º Ano - Matemática. EF09MA01.

Plano de Aula - 9º Ano - Matemática

Plano de Aula - 9º Ano - Matemática

Habilidade (EF09MA01)

Reconhecer que, uma vez fixada uma unidade de comprimento, existem segmentos de reta cujo comprimento não é expresso por número racional (como as medidas de diagonais de um polígono e alturas de um triângulo, quando se toma a medida de cada lado como unidade).

Objetivos

  1. Compreender o conceito de número irracional.
  2. Reconhecer segmentos de reta cujo comprimento não pode ser representado por números racionais.
  3. Aplicar o conceito de números irracionais em situações reais.

Atividades

  1. Introdução ao conceito de número irracional através de exemplos e explanação teórica.
  2. Identificação de segmentos de reta cujo comprimento é irracional em figuras geométricas.
  3. Resolução de problemas envolvendo o cálculo de comprimento de segmentos de reta irracional.
  4. Discussão em grupo sobre a importância dos números irracionais na matemática e na vida cotidiana.
  5. Atividades práticas em sala de aula para estimular o raciocínio e a aplicação dos conceitos aprendidos.

Recursos

  1. Lousa e giz.
  2. Projetor multimídia.
  3. Material impresso com exercícios e problemas.
  4. Figuras geométricas.

Avaliação

Os alunos serão avaliados através da participação nas atividades em sala de aula, resolução de exercícios e problemas, bem como em trabalhos individuais e em grupo. Será levada em consideração a compreensão dos conceitos de número irracional e sua aplicação em situações práticas.

Referências

  1. Livro didático de matemática do 9º ano.
  2. Material de apoio disponibilizado pelo professor.
  3. Artigos e textos sobre o conceito de número irracional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário