Plano de Aula - 9º Ano - Matemática
Habilidade (EF09MA01)
Reconhecer que, uma vez fixada uma unidade de comprimento, existem segmentos de reta cujo comprimento não é expresso por número racional (como as medidas de diagonais de um polígono e alturas de um triângulo, quando se toma a medida de cada lado como unidade).
Objetivos
- Compreender o conceito de número irracional.
- Reconhecer segmentos de reta cujo comprimento não pode ser representado por números racionais.
- Aplicar o conceito de números irracionais em situações reais.
Atividades
- Introdução ao conceito de número irracional através de exemplos e explanação teórica.
- Identificação de segmentos de reta cujo comprimento é irracional em figuras geométricas.
- Resolução de problemas envolvendo o cálculo de comprimento de segmentos de reta irracional.
- Discussão em grupo sobre a importância dos números irracionais na matemática e na vida cotidiana.
- Atividades práticas em sala de aula para estimular o raciocínio e a aplicação dos conceitos aprendidos.
Recursos
- Lousa e giz.
- Projetor multimídia.
- Material impresso com exercícios e problemas.
- Figuras geométricas.
Avaliação
Os alunos serão avaliados através da participação nas atividades em sala de aula, resolução de exercícios e problemas, bem como em trabalhos individuais e em grupo. Será levada em consideração a compreensão dos conceitos de número irracional e sua aplicação em situações práticas.
Referências
- Livro didático de matemática do 9º ano.
- Material de apoio disponibilizado pelo professor.
- Artigos e textos sobre o conceito de número irracional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário