segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Plano de Aula de Matemática - 1º ano do Ensino Fundamental. EF01MA19.

Plano de Aula de Matemática - 1º ano do Ensino Fundamental

Habilidade: EF01MA19

Reconhecer e relacionar valores de moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações simples do cotidiano do estudante.

Objetivo da aula:

O objetivo desta aula é desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e relacionar os valores das moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro. Os alunos irão resolver situações simples do cotidiano que envolvam a utilização de dinheiro.

Atividades:

1. Apresentação das moedas e cédulas (15 minutos):

Mostre aos alunos diferentes moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro. Explique o valor de cada uma delas e peça que os alunos as identifiquem e nomeiem.

2. Jogo de associação de valores (20 minutos):

Organize um jogo no qual os alunos devem associar o valor correto a cada moeda ou cédula. Distribua cartões com os valores escritos e peça que os alunos os coloquem ao lado das moedas e cédulas correspondentes. Incentive a participação ativa dos alunos e forneça orientações conforme necessário.

3. Situações de compra (30 minutos):

Crie situações de compra fictícias para os alunos resolverem. Apresente imagens ou descrições de produtos e seus respectivos preços. Peça aos alunos que utilizem as moedas e cédulas para determinar o valor total dos produtos e calcular o troco, se necessário.

4. Registro das situações de compra (15 minutos):

Pediu aos alunos que registrem as situações de compra em seus cadernos. Eles devem anotar o valor total dos produtos, o dinheiro utilizado e o troco, se houver. Incentive-os a utilizar símbolos ou desenhos para representar as moedas e cédulas.

Avaliação:

Avalie a capacidade dos alunos em reconhecer e relacionar os valores das moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro. Observe sua habilidade em resolver situações simples de compra e calcular o valor total e o troco utilizando as moedas e cédulas corretas.

Avalie também o registro das situações de compra nos cadernos, verificando se os alunos conseguiram representar corretamente as moedas e cédulas utilizadas.

Recursos adicionais:

Moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro, cartões com valores escritos, imagens ou descrições de produtos, cadernos, lápis ou canetas.

Observação: Essas atividades podem ser adaptadas de acordo com a dinâmica da sala de aula e o nível de compreensão dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário