Plano de Aula de Matemática - 1º ano do Ensino Fundamental
Habilidade: EF01MA18
Produzir a escrita de uma data, apresentando o dia, o mês e o ano, e indicar o dia da semana de uma data, consultando calendários.
Objetivo da aula:
O objetivo desta aula é desenvolver a habilidade dos alunos de produzir a escrita correta de uma data, incluindo o dia, o mês e o ano. Além disso, os alunos irão aprender a consultar calendários para determinar o dia da semana de uma data específica.
Atividades:
1. Introdução à escrita de datas (15 minutos):
Inicie a aula exibindo imagens de calendários e pergunte aos alunos se eles sabem como escrever corretamente uma data. Explique que uma data é composta pelo dia, mês e ano. Mostre exemplos de datas escritas corretamente e peça que os alunos identifiquem cada parte da data.
2. Prática de escrita de datas (20 minutos):
Distribua folhas de papel para cada aluno e peça que eles escrevam pelo menos três datas completas, incluindo o dia, o mês e o ano. Oriente-os a utilizar uma letra legível e a separar as partes da data com barras (/) ou traços (-).
3. Consulta de calendários (30 minutos):
Distribua calendários para os alunos ou exiba um calendário na lousa ou em um projetor. Peça que eles escolham uma data aleatória e consultem o calendário para determinar o dia da semana correspondente. Faça perguntas como "Em que dia da semana cai o dia 15 de março?" para estimular a participação dos alunos.
4. Jogo da data correta (15 minutos):
Divida a turma em grupos e distribua cartões com datas escritas incorretamente. Os grupos devem trabalhar juntos para corrigir as datas e escrevê-las corretamente em seus cartões. Em seguida, cada grupo deve apresentar suas datas corrigidas e explicar o processo de correção.
Avaliação:
Observe a capacidade dos alunos de escrever corretamente as datas, incluindo o dia, o mês e o ano. Avalie também sua habilidade em consultar calendários para determinar o dia da semana de uma data específica.
Avalie a participação dos alunos nas atividades práticas, a correção das datas no jogo e a clareza na explicação do processo de correção.
Recursos adicionais:
Calendários impressos, folhas de papel, lápis ou canetas.
Observação: Essas atividades podem ser adaptadas de acordo com a dinâmica da sala de aula e o nível de compreensão dos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário