Plano de Aula de Matemática - 1º ano do Ensino Fundamental
Habilidade: EF01MA19
Reconhecer e relacionar valores de moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações simples do cotidiano do estudante.
Objetivo da aula:
O objetivo desta aula é desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e relacionar os valores das moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro. Os alunos irão resolver situações simples do cotidiano que envolvam a utilização de dinheiro.
Atividades:
1. Apresentação das moedas e cédulas (15 minutos):
Mostre aos alunos diferentes moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro. Explique o valor de cada uma delas e peça que os alunos as identifiquem e nomeiem.
2. Jogo de associação de valores (20 minutos):
Organize um jogo no qual os alunos devem associar o valor correto a cada moeda ou cédula. Distribua cartões com os valores escritos e peça que os alunos os coloquem ao lado das moedas e cédulas correspondentes. Incentive a participação ativa dos alunos e forneça orientações conforme necessário.
3. Compras no mercadinho (30 minutos):
Monte um mercadinho fictício na sala de aula, com produtos e preços diversos. Divida a turma em grupos e distribua uma quantia de dinheiro fictício para cada grupo. Peça que os alunos escolham produtos e realizem compras, calculando o valor total a ser pago e o troco, se necessário.
4. Registro das compras (15 minutos):
Pediu aos alunos que registrem as compras realizadas em seus cadernos. Eles devem anotar o valor total dos produtos, o dinheiro utilizado e o troco, se houver. Incentive-os a utilizar símbolos ou desenhos para representar as moedas e cédulas utilizadas.
Avaliação:
Avalie a capacidade dos alunos em reconhecer e relacionar os valores das moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro. Observe sua habilidade em resolver situações simples de compra e calcular o valor total e o troco utilizando as moedas e cédulas corretas.
Avalie também o registro das compras nos cadernos, verificando se os alunos conseguiram representar corretamente as moedas e cédulas utilizadas.
Recursos adicionais:
Moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro, cartões com valores escritos, imagens ou descrições de produtos, cadernos, lápis ou canetas.
Observação: Essas atividades podem ser adaptadas de acordo com a dinâmica da sala de aula e o nível de compreensão dos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário