segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Plano de Aula - Matemática. EF01MA02.

Plano de Aula - Matemática

Objetivo: Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.

Habilidade:

EF01MA02 - Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.

Recursos Necessários:

  • Lápis e papel para os alunos.
  • Atividades impressas para prática.
  • Materiais manipuláveis, como blocos de montar ou fichas.

Atividades:

1. Introdução (10 minutos)

Inicie a aula reunindo os alunos em roda e revise com eles a habilidade de contar.

Explique que hoje eles vão aprender novas estratégias para contar, além de contar de forma exata também poderão fazer contagens aproximadas utilizando agrupamentos.

2. Atividade de pareamento (15 minutos)

Distribua materiais manipuláveis, como blocos de montar ou fichas, para cada aluno.

Peça para que eles façam pareamentos e contem quantos pares foram formados.

3. Atividade de agrupamento (15 minutos)

Apresente uma quantidade de objetos, como blocos de montar, e peça para que os alunos agrupem os objetos em conjuntos.

Peça para que eles contem quantos conjuntos foram formados e quantos objetos há em cada conjunto.

4. Discussão em grupo (10 minutos)

Reúna todos os alunos novamente em roda e promova uma discussão sobre as atividades realizadas.

Pergunte sobre as diferentes estratégias utilizadas para contar, como o pareamento e o agrupamento. Discuta as vantagens e desvantagens de cada uma delas.

5. Atividades práticas individuais (20 minutos)

Distribua atividades impressas para cada aluno realizar individualmente.

As atividades devem envolver a contagem de objetos utilizando diferentes estratégias, como pareamento, agrupamento ou contagem aproximada.

6. Conclusão e revisão (10 minutos)

Reúna a turma novamente e faça uma revisão dos conceitos e estratégias trabalhadas durante a aula.

Peça para que os alunos compartilhem suas respostas das atividades individuais e esclareça eventuais dúvidas.

Avaliação:

Durante a realização das atividades individuais, observe a capacidade dos alunos em utilizar as diferentes estratégias de contagem, como o pareamento e os agrupamentos.

Verifique se os alunos estão contando de maneira exata ou aproximada, de acordo com a proposta da atividade.

Observações adicionais:

Utilize materiais manipuláveis e atividades práticas para tornar a aprendizagem mais concreta e visual.

Estimule os alunos a pensarem em outras situações em que essas estratégias de contagem podem ser aplicadas, tornando o aprendizado mais contextualizado.

Reforce a importância de contar de forma exata, mas também demonstre a utilidade e a aplicação da contagem aproximada em situações do cotidiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário