segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Plano de Aula de Matemática - 1º ano do Ensino Fundamental. EF01MA03.

Plano de Aula de Matemática - 1º ano do Ensino Fundamental

Habilidade: EF01MA03

Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (em torno de 20 elementos), por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois) para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”.

Objetivo da aula:

Ensinar as crianças a estimar e comparar quantidades de objetos usando estratégias como estimativa, correspondência um a um e correspondência dois a dois. Além disso, elas aprenderão a expressar se um conjunto tem mais, menos ou a mesma quantidade de elementos do que outro.

Atividades:

1. Introdução (10 minutos):

Converse com as crianças sobre a importância de estimar e comparar quantidades de objetos no cotidiano. Explique que elas aprenderão diferentes estratégias para fazer isso de maneira eficaz.

2. Estimativa de quantidades (15 minutos):

Apresente dois conjuntos de objetos com quantidades semelhantes, como botões ou blocos de construção. Peça às crianças para fazerem uma estimativa de qual conjunto tem mais objetos. Peça a elas que expliquem o raciocínio por trás de sua estimativa.

3. Correspondência um a um (20 minutos):

Distribua os objetos de um dos conjuntos para as crianças e peça a elas para fazerem a correspondência um a um com os objetos do outro conjunto. Por exemplo, se um conjunto tem 5 botões e o outro tem 7, elas devem pegar 5 botões do primeiro conjunto e colocá-los ao lado de 5 botões do segundo conjunto para compará-los.

4. Correspondência dois a dois (20 minutos):

Apresente um terceiro conjunto de objetos e peça às crianças para fazerem a correspondência dois a dois com os objetos dos conjuntos anteriores. Por exemplo, se um conjunto tem 6 botões, o segundo tem 8 e o terceiro tem 10, elas devem agrupar os botões em pares até que não seja mais possível fazer pares iguais.

5. Discussão em grupo (15 minutos):

Reúna as crianças e peça a cada uma delas para compartilhar suas descobertas sobre os conjuntos de objetos. Discuta as estimativas feitas, as correspondências um a um e dois a dois e pergunte-lhes se algum conjunto tem mais, menos ou a mesma quantidade de objetos em comparação com os outros conjuntos.

Avaliação:

Observe o engajamento das crianças durante as atividades e verifique se elas estão usando as estratégias de estimativa, correspondência um a um e correspondência dois a dois de maneira efetiva. Além disso, avalie se elas conseguem expressar corretamente se um conjunto tem mais, menos ou a mesma quantidade de elementos em comparação com outro conjunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário