Plano de Aula de Matemática - 1º ano do Ensino Fundamental
Habilidade: EF01MA10
Descrever, após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.
Objetivo da aula:
O objetivo desta aula é desenvolver a habilidade de descrever os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras, após o reconhecimento e a explicitação de um padrão ou regularidade. As crianças irão observar sequências, identificar padrões e preencher os elementos ausentes utilizando o conhecimento adquirido.
Atividades:
1. Identificação de padrões (20 minutos):
Apresente às crianças uma série de sequências de números, objetos ou figuras. Peça-lhes para observar e identificar os padrões presentes em cada sequência. Incentive-as a descrever os padrões encontrados, utilizando a linguagem adequada.
2. Preenchimento de elementos ausentes (25 minutos):
Após a identificação dos padrões, apresente às crianças sequências que tenham elementos ausentes. Peça-lhes para preencher os elementos que faltam, seguindo o padrão identificado anteriormente. Incentive-as a explicar como chegaram às respostas e a justificar suas escolhas.
3. Criação de sequências (20 minutos):
Divida as crianças em grupos e peça-lhes para criar suas próprias sequências com elementos ausentes. Eles devem pensar em um padrão ou regularidade e deixar alguns elementos em branco. Em seguida, troque as sequências entre os grupos e peça-lhes para preencher os elementos ausentes nas sequências dos colegas.
4. Reflexão em grupo (15 minutos):
Realize uma reflexão em grupo para discutir as atividades realizadas. Incentive as crianças a compartilhar os padrões identificados, as sequências criadas e as estratégias utilizadas para preencher os elementos ausentes. Promova uma discussão sobre a importância do reconhecimento de padrões e do uso de regularidades na resolução de problemas matemáticos.
Avaliação:
Observe como as crianças estão identificando padrões, preenchendo elementos ausentes e justificando suas escolhas. Avalie se compreendem a importância de reconhecer padrões e utilizar regularidades na resolução de problemas. Avalie também a participação e o envolvimento dos alunos durante as atividades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário