segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Plano de Aula de Matemática - 1º ano do Ensino Fundamental. EF01MA10.

Plano de Aula de Matemática - 1º ano do Ensino Fundamental

Habilidade: EF01MA10

Descrever, após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.

Objetivo da aula:

O objetivo desta aula é desenvolver a habilidade de descrever os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras, após o reconhecimento e a explicitação de um padrão ou regularidade. As crianças irão observar sequências, identificar padrões e preencher os elementos ausentes utilizando o conhecimento adquirido.

Atividades:

1. Identificação de padrões (20 minutos):

Apresente às crianças uma série de sequências de números, objetos ou figuras. Peça-lhes para observar e identificar os padrões presentes em cada sequência. Incentive-as a descrever os padrões encontrados, utilizando a linguagem adequada.

2. Preenchimento de elementos ausentes (25 minutos):

Após a identificação dos padrões, apresente às crianças sequências que tenham elementos ausentes. Peça-lhes para preencher os elementos que faltam, seguindo o padrão identificado anteriormente. Incentive-as a explicar como chegaram às respostas e a justificar suas escolhas.

3. Criação de sequências (20 minutos):

Divida as crianças em grupos e peça-lhes para criar suas próprias sequências com elementos ausentes. Eles devem pensar em um padrão ou regularidade e deixar alguns elementos em branco. Em seguida, troque as sequências entre os grupos e peça-lhes para preencher os elementos ausentes nas sequências dos colegas.

4. Reflexão em grupo (15 minutos):

Realize uma reflexão em grupo para discutir as atividades realizadas. Incentive as crianças a compartilhar os padrões identificados, as sequências criadas e as estratégias utilizadas para preencher os elementos ausentes. Promova uma discussão sobre a importância do reconhecimento de padrões e do uso de regularidades na resolução de problemas matemáticos.

Avaliação:

Observe como as crianças estão identificando padrões, preenchendo elementos ausentes e justificando suas escolhas. Avalie se compreendem a importância de reconhecer padrões e utilizar regularidades na resolução de problemas. Avalie também a participação e o envolvimento dos alunos durante as atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário