segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Plano de Aula de Matemática - 1º ano do Ensino Fundamental. EF01MA09.

Plano de Aula de Matemática - 1º ano do Ensino Fundamental

Habilidade: EF01MA09

Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.

Objetivo da aula:

O objetivo desta aula é desenvolver a habilidade de organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras utilizando atributos como cor, forma e medida. As crianças irão observar características dos objetos, identificar atributos comuns e utilizar esses atributos para organizá-los e ordená-los de diferentes maneiras.

Atividades:

1. Organização por forma (20 minutos):

Apresente às crianças uma variedade de objetos de diferentes formas (por exemplo, quadrados, círculos, retângulos). Peça-lhes para observar as formas dos objetos e organizá-los em grupos de acordo com suas formas. Incentive-os a discutir as escolhas feitas e a justificar suas classificações.

2. Ordenação por tamanho (25 minutos):

Forneça às crianças uma série de objetos do mesmo tipo, mas de tamanhos diferentes (por exemplo, lápis de diferentes comprimentos). Peça-lhes para ordenar os objetos em ordem crescente ou decrescente de tamanho. Eles podem fazer isso colocando os objetos em uma linha reta ou em uma ordem empilhada. Incentive-os a comparar os objetos e a utilizar a linguagem apropriada para descrever a ordem (maior, menor, igual).

3. Classificação por cor e forma (20 minutos):

Apresente às crianças um conjunto de objetos que tenham diferentes cores e formas. Peça-lhes para classificar os objetos em grupos de acordo com suas cores e formas. Por exemplo, eles podem criar grupos de objetos vermelhos e grupos de objetos azuis, ou grupos de objetos quadrados e grupos de objetos circulares. Incentive-os a discutir as características dos objetos e a justificar suas classificações.

4. Jogo de memória (15 minutos):

Prepare um jogo de memória com cartões que tenham desenhos de objetos com diferentes atributos (cor, forma, tamanho). Divida as crianças em duplas e peça-lhes para jogar o jogo de memória, encontrando pares de cartões que tenham atributos iguais. Incentive-as a descrever os atributos dos objetos à medida que encontram os pares.

Avaliação:

Observe como as crianças estão organizando e ordenando objetos usando atributos como cor, forma e medida. Avalie se elas compreendem os conceitos de organização e ordenação, além de utilizar a linguagem apropriada para descrever os objetos e sua disposição. Avalie também a participação e o envolvimento dos alunos durante as atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário