segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Plano de Aula de Matemática - 1º ano do Ensino Fundamental. EF01MA10.

Plano de Aula de Matemática - 1º ano do Ensino Fundamental

Habilidade: EF01MA10

Descrever, após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.

Objetivo da aula:

O objetivo desta aula é desenvolver a habilidade de descrever os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras, após o reconhecimento e a explicitação de um padrão ou regularidade. As crianças irão observar sequências, identificar padrões e utilizar esses padrões para prever e descrever os elementos que estão faltando.

Atividades:

1. Exploração de sequências (20 minutos):

Apresente às crianças uma série de sequências de números, objetos ou figuras. Peça-lhes para observar atentamente cada sequência e tentar identificar os padrões ou regularidades presentes. Incentive-os a discutir e compartilhar suas observações com o restante da turma.

2. Previsão dos elementos ausentes (25 minutos):

Após a exploração das sequências, apresente às crianças sequências que contenham elementos ausentes. Peça-lhes para utilizar os padrões identificados anteriormente para prever e descrever quais elementos estão faltando. Incentive-os a utilizar a linguagem adequada para descrever os elementos ausentes.

3. Criação de sequências (20 minutos):

Divida as crianças em grupos e peça-lhes para criar suas próprias sequências com elementos ausentes. Eles devem pensar em um padrão ou regularidade e deixar alguns elementos em branco. Em seguida, os grupos trocam suas sequências e tentam prever e descrever os elementos ausentes nas sequências dos colegas.

4. Reflexão em grupo (15 minutos):

Realize uma reflexão em grupo para discutir as atividades realizadas. Incentive as crianças a compartilhar os padrões identificados, as sequências criadas e as estratégias utilizadas para prever e descrever os elementos ausentes. Promova uma discussão sobre a importância do reconhecimento de padrões na resolução de problemas matemáticos.

Avaliação:

Observe como as crianças estão identificando padrões, prevendo e descrevendo os elementos ausentes nas sequências. Avalie se compreendem a importância do reconhecimento de padrões na resolução de problemas matemáticos. Avalie também a participação e o envolvimento dos alunos durante as atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário