Plano de Aula de Matemática - 1º ano do Ensino Fundamental
Habilidade: EF01MA15
Comparar comprimentos, capacidades ou massas, utilizando termos como mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, mais pesado, mais leve, cabe mais, cabe menos, entre outros, para ordenar objetos de uso cotidiano.
Objetivo da aula:
O objetivo desta aula é desenvolver a habilidade dos alunos de comparar comprimentos, capacidades ou massas de objetos de uso cotidiano, utilizando termos de comparação adequados. Os alunos irão ordenar os objetos com base em suas características físicas, utilizando as noções de mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, mais pesado, mais leve, cabe mais, cabe menos, entre outros.
Atividades:
1. Introdução aos termos de comparação (15 minutos):
Inicie a aula com uma conversa sobre diferentes objetos do cotidiano, como lápis, canetas, copos, caixas, etc. Explique aos alunos que eles irão aprender a comparar comprimentos, capacidades ou massas desses objetos, utilizando termos específicos como mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, mais pesado, mais leve, cabe mais, cabe menos, entre outros.
2. Comparação de comprimentos (25 minutos):
Mostre aos alunos diferentes objetos, como lápis, canetas, régua, etc. Peça-lhes para comparar o comprimento desses objetos e utilizar os termos de comparação aprendidos para ordená-los. Por exemplo, eles podem dizer qual objeto é mais alto e qual é mais baixo.
3. Comparação de capacidades (20 minutos):
Distribua copos de diferentes tamanhos aos alunos. Peça-lhes para comparar as capacidades dos copos e utilizar os termos de comparação para ordená-los. Por exemplo, eles podem dizer qual copo tem mais capacidade e qual tem menos capacidade.
4. Comparação de massas (20 minutos):
Utilize objetos de diferentes pesos, como livros, brinquedos, sacos de areia, etc. Peça aos alunos para comparar as massas dos objetos e utilizar os termos de comparação para ordená-los. Por exemplo, eles podem dizer qual objeto é mais pesado e qual é mais leve.
Avaliação:
Observe como os alunos utilizam os termos de comparação corretamente para comparar comprimentos, capacidades ou massas de objetos de uso cotidiano. Avalie também a capacidade deles de ordenar os objetos com base em suas características físicas, utilizando os termos adequados.
Avalie também a participação e o envolvimento dos alunos durante as atividades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário