segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Plano de Aula de Matemática - 1º ano do Ensino Fundamental. EF01MA16.

Plano de Aula de Matemática - 1º ano do Ensino Fundamental

Habilidade: EF01MA16

Relatar em linguagem verbal ou não verbal sequência de acontecimentos relativos a um dia, utilizando, quando possível, os horários dos eventos.

Objetivo da aula:

O objetivo desta aula é desenvolver a habilidade dos alunos de relatar, de forma verbal ou não verbal, a sequência de acontecimentos de um dia, utilizando, quando possível, os horários dos eventos. Os alunos irão praticar a organização temporal e o uso de termos relacionados a horários, como manhã, tarde, noite, antes, depois, etc.

Atividades:

1. Introdução à sequência de acontecimentos (10 minutos):

Inicie a aula explicando aos alunos o que significa sequência de acontecimentos e a importância de organizarmos nossas atividades ao longo do dia. Utilize exemplos simples, como acordar, tomar café da manhã, ir à escola, almoçar, brincar, jantar e dormir.

2. Relato verbal dos acontecimentos (20 minutos):

Pergunte aos alunos sobre as atividades que costumam fazer durante um dia. Peça a eles para relatar, em ordem, as atividades que realizam e utilizar termos relacionados a horários, como manhã, tarde e noite. Por exemplo, eles podem dizer: "De manhã, eu acordo e tomo café. À tarde, eu vou para a escola. À noite, eu janto e vou dormir."

3. Criação de uma linha do tempo (30 minutos):

Distribua cartolinas ou papel craft aos alunos e peça-lhes para desenhar uma linha reta no papel, representando o tempo. Em seguida, oriente-os a desenhar símbolos ou figuras que representem as atividades do dia, em ordem cronológica, ao longo da linha do tempo. Incentive-os a utilizar cores diferentes para distinguir as atividades realizadas em diferentes períodos do dia.

4. Apresentação das linhas do tempo (15 minutos):

Solicite aos alunos que apresentem suas linhas do tempo para a turma. Cada aluno deverá explicar verbalmente as atividades representadas e a sequência em que elas ocorrem. Incentive-os a usar os termos relacionados a horários, como manhã, tarde e noite, ao fazerem suas apresentações.

Avaliação:

Observe como os alunos organizam e relatam a sequência de acontecimentos de um dia, utilizando, quando possível, os horários dos eventos. Avalie também a capacidade deles de utilizar termos relacionados a horários, como manhã, tarde e noite, de forma adequada.

Avalie também a participação e o envolvimento dos alunos durante as atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário