Plano de Aula de Matemática - 1º ano do Ensino Fundamental
Habilidade: EF01MA15
Comparar comprimentos, capacidades ou massas, utilizando termos como mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, mais pesado, mais leve, cabe mais, cabe menos, entre outros, para ordenar objetos de uso cotidiano.
Objetivo da aula:
O objetivo desta aula é que os alunos sejam capazes de comparar comprimentos, capacidades ou massas de objetos de uso cotidiano utilizando termos como mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, mais pesado, mais leve, cabe mais, cabe menos, entre outros. Eles irão desenvolver a capacidade de ordenar objetos com base em suas características físicas.
Atividades:
1. Introdução aos termos de comparação (15 minutos):
Inicie a aula apresentando aos alunos diferentes objetos de uso cotidiano, como lápis, copos, caixas, livros, etc. Explique os termos de comparação que serão utilizados, como mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, mais pesado, mais leve, cabe mais, cabe menos, entre outros. Mostre exemplos práticos utilizando os objetos disponíveis.
2. Comparação de comprimentos (25 minutos):
Distribua fitas métricas ou outros materiais de medição aos alunos. Peça-lhes para comparar o comprimento de diferentes objetos e utilizar os termos de comparação aprendidos para ordená-los. Por exemplo, eles podem comparar lápis, canetas e régua, e dizer qual é mais curto e qual é mais comprido.
3. Comparação de capacidades (20 minutos):
Distribua copos de diferentes tamanhos e recipientes com água aos alunos. Peça-lhes para comparar as capacidades dos copos e utilizar os termos de comparação para ordená-los. Por exemplo, eles podem dizer qual copo tem mais água e qual tem menos água.
4. Comparação de massas (20 minutos):
Distribua objetos de diferentes pesos aos alunos, como livros, brinquedos, sacos de areia, etc. Peça-lhes para comparar as massas dos objetos e utilizar os termos de comparação para ordená-los. Por exemplo, eles podem dizer qual objeto é mais pesado e qual é mais leve.
Avaliação:
Observe como os alunos utilizam os termos de comparação corretamente para comparar comprimentos, capacidades ou massas de objetos de uso cotidiano. Avalie também a capacidade deles de ordenar os objetos com base em suas características físicas.
Avalie também a participação e o envolvimento dos alunos durante as atividades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário