segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Plano de Aula de Matemática - 1º ano do Ensino Fundamental. EF01MA02.

Plano de Aula de Matemática - 1º ano do Ensino Fundamental

Habilidade: EF01MA02

Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.

Objetivo da aula:

Ensinar as crianças a contar de maneira exata ou aproximada usando estratégias como o pareamento e agrupamentos.

Atividades:

1. Introdução (10 minutos):

Inicie a aula fazendo uma revisão da contagem de 1 a 10 com as crianças. Em seguida, explique que hoje elas aprenderão diferentes estratégias para contar de maneira exata ou aproximada.

2. Pareamento de objetos (15 minutos):

Distribua diferentes objetos em pares para cada criança. Pode ser lápis, blocos de construção, brinquedos, etc. Peça a elas para contar os objetos, combinando-os em pares. Por exemplo, se tiverem 6 lápis, devem agrupar 2 lápis em cada par até contar todos. Incentive-os a usar essa estratégia de pareamento para contar com precisão.

3. Agrupamento em conjuntos (20 minutos):

Apresente uma quantidade maior de objetos, como botões coloridos ou conchas. Peça às crianças para agrupar os objetos em conjuntos de 5. Por exemplo, se tiverem 12 botões, devem criar dois conjuntos de 5 e um conjunto de 2. Incentive-os a usar essa estratégia de agrupamento para contar quantidades maiores.

4. Contagem aproximada (15 minutos):

Apresente uma jarra com uma quantidade desconhecida de doces ou fichas. Peça às crianças para fazerem uma estimativa aproximada do número de doces ou fichas na jarra. Depois, faça a contagem exata com elas para verificar a resposta. Discuta a importância de usar estimativas quando não é possível contar exatamente.

Avaliação:

Observe o envolvimento das crianças durante as atividades e verifique se elas estão usando as estratégias de pareamento e agrupamento para contar com precisão. Além disso, avalie se elas conseguem fazer estimativas aproximadas em situações em que a contagem exata não é possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário