segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Plano de Aula de Matemática - 1º ano do Ensino Fundamental. EF01MA17.

Plano de Aula de Matemática - 1º ano do Ensino Fundamental

Habilidade: EF01MA17

Reconhecer e relacionar períodos do dia, dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, quando necessário.

Objetivo da aula:

O objetivo desta aula é desenvolver a habilidade dos alunos de reconhecer e relacionar os períodos do dia (manhã, tarde, noite), os dias da semana e os meses do ano. Os alunos irão aprender sobre a organização temporal, a importância do calendário e como identificar e nomear diferentes períodos de tempo.

Atividades:

1. Introdução aos períodos do dia (15 minutos):

Comece a aula explicando aos alunos sobre os diferentes períodos do dia: manhã, tarde e noite. Mostre imagens representando atividades típicas de cada período e pergunte aos alunos que tipo de atividades eles costumam fazer em cada momento do dia.

2. Atividade com calendário (20 minutos):

Distribua calendários para cada aluno ou grupo de alunos e peça que eles localizem os dias da semana e os meses do ano. Explique a organização do calendário, mostrando como os dias da semana são organizados em sequência e como os meses são representados.

3. Relação entre períodos do dia e horários (30 minutos):

Usando o calendário, peça que os alunos relacionem os períodos do dia com horários específicos. Por exemplo, pergunte: "Quais atividades vocês costumam fazer pela manhã?", "Quando é a hora do almoço?", "O que vocês fazem durante a tarde?", etc. Incentive-os a associar as atividades com os períodos do dia e com os horários do relógio.

4. Atividade prática (15 minutos):

Proponha uma atividade em que os alunos devem criar uma sequência temporal de eventos, usando os dias da semana e os meses do ano. Por exemplo, eles podem criar uma história sobre o que fizeram em um mês específico, destacando as atividades em diferentes dias da semana.

Avaliação:

Observe como os alunos reconhecem e relacionam os períodos do dia, os dias da semana e os meses do ano, utilizando o calendário quando necessário. Avalie também a capacidade deles de associar atividades específicas com os períodos do dia e os horários do relógio.

Avalie ainda a participação e o envolvimento dos alunos durante as atividades em grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário