segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Plano de Aula de Matemática - 1º ano do Ensino Fundamental. EF01MA16.

Plano de Aula de Matemática - 1º ano do Ensino Fundamental

Habilidade: EF01MA16

Relatar em linguagem verbal ou não verbal sequência de acontecimentos relativos a um dia, utilizando, quando possível, os horários dos eventos.

Objetivo da aula:

O objetivo desta aula é desenvolver a habilidade dos alunos de relatar, de forma verbal ou não verbal, a sequência de acontecimentos de um dia, utilizando, quando possível, os horários dos eventos. Os alunos irão praticar a organização temporal, o uso de termos relacionados a horários e a criação de sequências lógicas de eventos.

Atividades:

1. Discussão sobre a organização do dia (10 minutos):

Comece a aula conversando com os alunos sobre a importância de organizar nosso dia e ter uma rotina. Peça a eles que mencionem algumas atividades que costumam fazer em diferentes momentos do dia, como acordar, tomar café da manhã, ir para a escola, fazer os deveres de casa, brincar, jantar e dormir.

2. Criação de uma linha do tempo (20 minutos):

Entregue aos alunos tiras de papel e peça que eles criem uma linha do tempo, representando as atividades do dia em ordem cronológica. Incentive-os a usar símbolos, desenhos ou palavras para representar as atividades em diferentes horários. Eles podem usar cores diferentes para cada atividade.

3. Relato verbal da linha do tempo (30 minutos):

Divida a turma em duplas ou grupos pequenos e peça que compartilhem suas linhas do tempo uns com os outros. Cada aluno deve relatar verbalmente a sequência de acontecimentos do seu dia, usando os termos relacionados a horários. Incentive-os a descrever o que acontece em cada horário e a fazer perguntas uns aos outros.

4. Atividade prática (15 minutos):

Proponha uma atividade prática em que os alunos devem criar uma nova linha do tempo, representando um dia diferente, com horários e atividades diferentes. Eles podem trocar suas linhas do tempo com um colega e tentar adivinhar a sequência de acontecimentos do dia representado.

Avaliação:

Observe como os alunos organizam e relatam a sequência de acontecimentos de um dia, utilizando, quando possível, os horários dos eventos. Avalie também a capacidade deles de utilizar termos relacionados a horários, como manhã, tarde, noite, antes, depois, etc., de forma adequada.

Avalie também a participação e o envolvimento dos alunos durante as atividades em grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário