Plano de Aula de Matemática - 1º ano do Ensino Fundamental
Habilidade: EF01MA16
Relatar em linguagem verbal ou não verbal sequência de acontecimentos relativos a um dia, utilizando, quando possível, os horários dos eventos.
Objetivo da aula:
O objetivo desta aula é desenvolver a habilidade dos alunos de relatar, de forma verbal ou não verbal, a sequência de acontecimentos de um dia, utilizando, quando possível, os horários dos eventos. Os alunos irão praticar a organização temporal, o uso de termos relacionados a horários e a criação de sequências lógicas de eventos.
Atividades:
1. Discussão sobre a organização do dia (10 minutos):
Comece a aula conversando com os alunos sobre a importância de organizar nosso dia e ter uma rotina. Peça a eles que mencionem algumas atividades que costumam fazer em diferentes momentos do dia, como acordar, tomar café da manhã, ir para a escola, fazer os deveres de casa, brincar, jantar e dormir.
2. Criação de uma linha do tempo (20 minutos):
Entregue aos alunos tiras de papel e peça que eles criem uma linha do tempo, representando as atividades do dia em ordem cronológica. Incentive-os a usar símbolos, desenhos ou palavras para representar as atividades em diferentes horários. Eles podem usar cores diferentes para cada atividade.
3. Relato verbal da linha do tempo (30 minutos):
Divida a turma em duplas ou grupos pequenos e peça que compartilhem suas linhas do tempo uns com os outros. Cada aluno deve relatar verbalmente a sequência de acontecimentos do seu dia, usando os termos relacionados a horários. Incentive-os a descrever o que acontece em cada horário e a fazer perguntas uns aos outros.
4. Atividade prática (15 minutos):
Proponha uma atividade prática em que os alunos devem criar uma nova linha do tempo, representando um dia diferente, com horários e atividades diferentes. Eles podem trocar suas linhas do tempo com um colega e tentar adivinhar a sequência de acontecimentos do dia representado.
Avaliação:
Observe como os alunos organizam e relatam a sequência de acontecimentos de um dia, utilizando, quando possível, os horários dos eventos. Avalie também a capacidade deles de utilizar termos relacionados a horários, como manhã, tarde, noite, antes, depois, etc., de forma adequada.
Avalie também a participação e o envolvimento dos alunos durante as atividades em grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário