Plano de Aula de Matemática - 1º ano do Ensino Fundamental
Habilidade: EF01MA17
Reconhecer e relacionar períodos do dia, dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, quando necessário.
Objetivo da aula:
O objetivo desta aula é desenvolver a habilidade dos alunos de reconhecer e relacionar os períodos do dia (manhã, tarde, noite), os dias da semana e os meses do ano. Os alunos irão aprender sobre a organização temporal, a importância do calendário e como identificar e nomear diferentes períodos de tempo.
Atividades:
1. Apresentação dos períodos do dia (15 minutos):
Inicie a aula apresentando aos alunos os diferentes períodos do dia: manhã, tarde e noite. Explique o que geralmente acontece em cada período e peça exemplos de atividades que eles costumam realizar em cada momento.
2. Exploração do calendário (20 minutos):
Distribua calendários para cada aluno ou grupo de alunos. Peça que observem os dias da semana e os meses do ano no calendário. Explique como os dias estão organizados em sequência e como os meses são representados. Faça perguntas como "Quantos dias tem cada semana?", "Quantos meses tem um ano?" para envolver os alunos na exploração.
3. Relacionando períodos do dia e eventos (30 minutos):
Solicite que os alunos relacionem os períodos do dia com eventos típicos. Peça que descrevam atividades que costumam realizar de manhã, tarde e noite. Registre as respostas em um quadro ou cartaz, criando uma lista de atividades relacionadas a cada período do dia.
4. Construção de um quadro temporal (15 minutos):
Divida os alunos em grupos e distribua cartões ou folhas de papel. Peça que cada grupo organize os cartões em uma linha temporal, representando os dias da semana e os meses do ano. Eles devem colocar os cartões em ordem correta, criando um quadro temporal visual.
Avaliação:
Observe a participação dos alunos na identificação e relacionamento dos períodos do dia, dias da semana e meses do ano. Avalie também a capacidade deles de descrever eventos que ocorrem em cada período e de organizar corretamente os dias e meses em um quadro temporal.
Avalie ainda a interação e o trabalho em equipe durante a atividade de construção do quadro temporal.
Observação: Essas atividades podem ser adaptadas de acordo com a dinâmica da sala de aula e o nível de compreensão dos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário