segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

>Plano de Aula de Matemática - 1º ano do Ensino Fundamental. EF01MA06.

Plano de Aula de Matemática - 1º ano do Ensino Fundamental

Habilidade: EF01MA06

Construir fatos básicos da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas.

Objetivo da aula:

O objetivo desta aula é ensinar as crianças a construir fatos básicos da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas. As crianças irão praticar a soma de números pequenos de forma rápida e eficiente, além de aplicar esses conhecimentos na resolução de problemas contextualizados.

Atividades:

1. Jogo dos dados (15 minutos):

Divida a turma em pares ou pequenos grupos. Cada grupo recebe dois dados. Os alunos devem jogar os dados, somar os números que apareceram e expressar o resultado da soma. Incentive-os a utilizar os fatos básicos da adição para realizar a soma de forma mais rápida.

2. Corrida matemática (20 minutos):

Desenhe uma linha de chegada no chão ou utilize cones para demarcar um percurso. Coloque cartões numerados ao longo do percurso. Os alunos devem caminhar ou correr até o cartão, ler o número e somar com o próximo número que encontrarem. A criança que alcançar a linha de chegada primeiro após somar corretamente todos os números é o vencedor. Incentive-os a utilizar estratégias eficientes de cálculo mental.

3. Problemas de adição (25 minutos):

Apresente problemas de adição para os alunos resolverem individualmente ou em pequenos grupos. Os problemas devem ser contextualizados e relacionados ao cotidiano das crianças. Por exemplo: "Maria tinha 3 balões e ganhou mais 2 balões. Quantos balões ela tem agora?". Incentive os alunos a utilizar os fatos básicos da adição para resolver os problemas e registrar suas respostas corretamente.

4. Jogo da memória (20 minutos):

Crie um jogo da memória com cartas contendo pares de números que devem ser somados. Por exemplo, uma carta com o número 3 e outra com o número 2. Os alunos devem virar duas cartas por vez, somar os números e verificar se as cartas formam um par válido. Incentive-os a utilizar os fatos básicos da adição para realizar as somas de forma mais rápida.

Avaliação:

Observe a participação e o envolvimento das crianças durante as atividades. Avalie se elas estão construindo e utilizando corretamente os fatos básicos da adição em procedimentos de cálculo para resolver problemas. Verifique se estão utilizando estratégias adequadas de cálculo mental, como contar em etapas, decompor os números ou utilizar a soma por decomposição. Observe também se compreendem a relação entre os fatos básicos da adição e a resolução de problemas contextualizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário