segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Plano de Aula de Matemática - 1º ano do Ensino Fundamental. EF01MA06.

Plano de Aula de Matemática - 1º ano do Ensino Fundamental

Habilidade: EF01MA06

Construir fatos básicos da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas.

Objetivo da aula:

Ensinar as crianças a construir fatos básicos da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas. Elas irão aprender a memorizar e aplicar os fatos básicos da adição, como somar números pequenos de forma rápida e eficiente. A aula utilizará atividades práticas e manipulativas para promover o entendimento e a prática dos fatos básicos da adição.

Atividades:

1. Jogo de adição com cartas (15 minutos):

Distribua um baralho de cartas para cada par de crianças. Peça que cada par vire duas cartas e some os números das cartas. As crianças devem praticar a soma mentalmente e expressar o resultado corretamente. Incentive-as a utilizar estratégias de contagem, como contar de um em um ou usar os dedos para auxiliar no cálculo.

2. Caixa de adição (20 minutos):

Crie uma caixa com objetos pequenos, como botões, conchas ou blocos. As crianças devem retirar alguns objetos da caixa e praticar a adição. Por exemplo, se retirarem 3 objetos e, em seguida, mais 2 objetos, elas devem somar mentalmente e expressar o resultado. Incentive-as a utilizar estratégias de contagem visual ou contar em voz alta para reforçar a compreensão dos fatos básicos da adição.

3. Quebra-cabeça da adição (25 minutos):

Prepare quebra-cabeças com peças numeradas de 1 a 10. As crianças devem montar os quebra-cabeças e, em seguida, somar os números das peças adjacentes para encontrar o resultado final. Por exemplo, se uma peça tem o número 3 e a próxima peça tem o número 4, a soma é 7. Incentive-as a utilizar os fatos básicos da adição para resolver os quebra-cabeças de forma mais rápida e eficiente.

4. Resolvendo problemas de adição (20 minutos):

Apresente problemas do cotidiano que envolvam adição. Por exemplo, pergunte: "Maria tinha 2 balões e ganhou mais 3 balões. Quantos balões Maria tem agora?". Incentive as crianças a utilizar os fatos básicos da adição para resolver o problema e encontrar a resposta correta.

Avaliação:

Observe a participação e o envolvimento das crianças durante as atividades. Avalie se elas conseguem construir e aplicar os fatos básicos da adição em procedimentos de cálculo para resolver problemas. Verifique se estão utilizando estratégias adequadas para somar os números, como contagem visual, contagem oral ou soma mental. Observe também se compreendem a relação entre os fatos básicos da adição e a resolução de problemas do cotidiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário