segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Plano de Aula de Matemática - 1º ano do Ensino Fundamental. EF01MA07.

Plano de Aula de Matemática - 1º ano do Ensino Fundamental

Habilidade: EF01MA07

Compor e decompor número de até duas ordens, por meio de diferentes adições, com o suporte de material manipulável, contribuindo para a compreensão de características do sistema de numeração decimal e o desenvolvimento de estratégias de cálculo.

Objetivo da aula:

O objetivo desta aula é ensinar as crianças a compor e decompor números de até duas ordens por meio de diferentes adições, utilizando material manipulável como suporte. Essa atividade contribuirá para a compreensão das características do sistema de numeração decimal e o desenvolvimento de estratégias de cálculo.

Atividades:

1. Material manipulável (20 minutos):

Distribua blocos de base 10 e palitos de unidade para cada criança. Explique que cada bloco de base 10 representa uma dezena e cada palito representa uma unidade. Peça às crianças para formar números usando os blocos e os palitos, por exemplo, compor o número 24 utilizando 2 blocos de base 10 e 4 palitos de unidade. Em seguida, peça-lhes para decompor o número, separando os blocos das unidades. Incentive-as a explorar diferentes combinações e a compreender a relação entre as dezenas e as unidades.

2. Quebra-cabeça numérico (25 minutos):

Prepare quebra-cabeças com números de até duas ordens. As crianças devem montar os quebra-cabeças e, em seguida, identificar as partes que compõem cada número. Por exemplo, se o número é 37, eles devem identificar que há 3 dezenas e 7 unidades. Incentive-os a utilizar o material manipulável para ajudar na compreensão e na visualização da composição e decomposição dos números.

3. Jogo do bingo (20 minutos):

Crie cartelas de bingo com números de até duas ordens. As crianças devem utilizar o material manipulável para representar os números sorteados. Em seguida, elas devem decompor os números sorteados em dezenas e unidades. Incentive-as a utilizar estratégias de cálculo, como a contagem em grupos de 10, para facilitar a decomposição.

4. Explorando os números (15 minutos):

Peça às crianças para escolher um número de até duas ordens. Elas devem representar o número utilizando o material manipulável e, em seguida, compartilhar com a turma como compuseram e decomposeram o número. Incentive-as a explicar as estratégias utilizadas e as características do número, como a quantidade de dezenas e unidades.

Avaliação:

Observe a participação e o envolvimento das crianças durante as atividades. Avalie se elas estão conseguindo compor e decompor números de até duas ordens utilizando o material manipulável e se compreendem as características do sistema de numeração decimal. Verifique se estão utilizando estratégias adequadas de cálculo e se conseguem explicar suas escolhas e raciocínios durante a exploração dos números.

Nenhum comentário:

Postar um comentário