segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Plano de Aula de Matemática - 1º ano do Ensino Fundamental. EF01MA08.

Plano de Aula de Matemática - 1º ano do Ensino Fundamental

Habilidade: EF01MA08

Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.

Objetivo da aula:

O objetivo desta aula é desenvolver a habilidade de resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números de até dois algarismos. As crianças irão compreender os significados das operações de juntar, acrescentar, separar e retirar, utilizando suporte de imagens e/ou material manipulável. Elas também irão desenvolver estratégias pessoais e formas de registro para resolver e representar os problemas.

Atividades:

1. Jogo "Caixa de Tesouros" (20 minutos):

Prepare uma caixa com objetos diversos (como brinquedos, lápis, borrachas, etc.) e peça às crianças para, em duplas, retirarem objetos da caixa e juntarem seus valores. Cada objeto terá um valor numérico atribuído previamente. Por exemplo, um lápis pode valer 5 e um brinquedo pode valer 10. As crianças devem somar mentalmente o valor dos objetos que retiraram e registrar a resposta. Incentive-as a utilizar estratégias pessoais para resolver o problema.

2. História de subtração ilustrada (25 minutos):

Apresente uma história ilustrada que envolva uma situação de subtração, como "Pedro tinha 15 bolas e perdeu 7. Quantas bolas ele tem agora?". Mostre as ilustrações e discuta a situação com as crianças. Em seguida, peça-lhes para representar a história utilizando imagens ou material manipulável. Incentive-as a resolver a subtração e registrar a resposta de forma pessoal.

3. Elaboração de problemas (20 minutos):

Divida as crianças em grupos e peça-lhes para elaborarem problemas de adição ou subtração envolvendo números de até dois algarismos. Eles devem criar situações e escrever os problemas em cartões. Incentive-os a utilizar imagens ou material manipulável para representar os problemas. Em seguida, cada grupo deve trocar seus cartões com outro grupo para que possam resolver os problemas criados pelos colegas. Incentive-os a utilizar estratégias e formas de registro pessoais para resolver os problemas.

4. Discussão em grupo (15 minutos):

Realize uma discussão em grupo para compartilhar os problemas elaborados e as estratégias utilizadas para resolvê-los. Incentive-os a explicar suas escolhas e a comparar as diferentes abordagens utilizadas. Promova uma reflexão sobre a importância das estratégias pessoais e das formas de registro na resolução de problemas de adição e subtração.

Avaliação:

Observe como as crianças estão resolvendo e elaborando problemas de adição e subtração. Avalie se compreendem os significados das operações de juntar, acrescentar, separar e retirar. Verifique se estão utilizando suporte de imagens e/ou material manipulável, além de desenvolver estratégias e formas de registro pessoais para resolver e representar os problemas. Avalie também a participação e o envolvimento dos alunos durante as atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário