segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Plano de Aula de Matemática - 1º ano do Ensino Fundamental. EF01MA09.

Plano de Aula de Matemática - 1º ano do Ensino Fundamental

Habilidade: EF01MA09

Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.

Objetivo da aula:

O objetivo desta aula é desenvolver a habilidade de organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, utilizando atributos como cor, forma e medida. As crianças irão aprender a observar as características dos objetos, identificar atributos comuns e utilizar esses atributos para organizar e ordenar os objetos de diferentes maneiras.

Atividades:

1. Classificação por atributos (20 minutos):

Apresente às crianças uma variedade de objetos (por exemplo, lápis, brinquedos, frutas) e peça-lhes para observar as características desses objetos, como cor, forma e tamanho. Em seguida, divida-os em grupos e peça-lhes para classificar os objetos de acordo com um atributo específico. Por exemplo, eles podem classificar os objetos por cor, colocando todos os objetos vermelhos em um grupo, os azuis em outro grupo e assim por diante. Incentive-os a discutir as escolhas feitas e a justificar suas classificações.

2. Ordenação por tamanho (25 minutos):

Forneça às crianças um conjunto de objetos de diferentes tamanhos (por exemplo, blocos, lápis, bolas) e peça-lhes para ordená-los em ordem crescente ou decrescente de tamanho. Eles podem colocar os objetos em uma linha reta ou fazer uma pilha ordenada. Incentive-os a comparar os objetos e a utilizar a linguagem apropriada para descrever a ordem (maior, menor, igual).

3. Pintura por atributos (20 minutos):

Dê às crianças folhas de papel branco e tintas de diferentes cores. Peça-lhes para criar uma pintura utilizando apenas uma cor específica. Eles devem observar a cor dos objetos ao seu redor e utilizar a tinta correspondente para criar sua obra de arte. Incentive-os a discutir as escolhas feitas e a explicar como utilizaram o atributo da cor na criação de suas pinturas.

4. Reflexão em grupo (15 minutos):

Realize uma reflexão em grupo para discutir as atividades realizadas. Incentive as crianças a compartilhar suas observações, as classificações e ordenações feitas e as experiências com a pintura por atributos. Promova uma discussão sobre a importância dos atributos na organização e ordenação de objetos.

Avaliação:

Observe como as crianças estão organizando e ordenando objetos utilizando atributos como cor, forma e medida. Avalie se elas compreendem os conceitos de classificação e ordenação, além de utilizar a linguagem apropriada para descrever os objetos e sua disposição. Avalie também a participação e o envolvimento dos alunos durante as atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário