segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Plano de Aula de Matemática - 1º ano do Ensino Fundamental. EF01MA08

Plano de Aula de Matemática - 1º ano do Ensino Fundamental

Habilidade: EF01MA08

Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.

Objetivo da aula:

O objetivo desta aula é desenvolver a habilidade de resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números de até dois algarismos. As crianças irão compreender os significados das operações de juntar, acrescentar, separar e retirar, utilizando suporte de imagens e/ou material manipulável. Elas também irão desenvolver estratégias pessoais e formas de registro para resolver e representar os problemas.

Atividades:

1. Jogo "Juntar e Acrescentar" (20 minutos):

Crie cartas com imagens de objetos, como frutas, animais, brinquedos, etc. As crianças devem jogar em duplas ou em grupos. Cada jogador deve receber algumas cartas e, por vez, escolher uma carta para juntar ou acrescentar ao conjunto do outro jogador. Por exemplo, se um jogador tem 3 cartas e escolhe uma carta de uma maçã, ele deve somar o número de maçãs ao seu conjunto. Incentive-os a utilizar material manipulável, como blocos de base 10, para representar e resolver as adições.

2. História de subtração (25 minutos):

Crie uma história envolvendo uma situação de subtração. Por exemplo, "Maria tinha 15 balões e deu 7 balões para seus amigos. Quantos balões ela tem agora?". Conte a história para as crianças e incentive-as a representar a situação utilizando imagens ou material manipulável. Em seguida, elas devem resolver a subtração e encontrar a resposta correta. Incentive-as a encontrar suas próprias estratégias e formas de registro para resolver o problema.

3. Elaboração de problemas (20 minutos):

Divida as crianças em grupos e peça-lhes para elaborarem problemas de adição ou subtração envolvendo números de até dois algarismos. Eles devem criar situações e escrever os problemas em cartões. Incentive-os a utilizar imagens ou material manipulável para representar os problemas. Em seguida, cada grupo deve trocar seus cartões com outro grupo para que possam resolver os problemas criados pelos colegas. Incentive-os a utilizar estratégias e formas de registro pessoais para resolver os problemas.

4. Roda de discussão (15 minutos):

Realize uma roda de discussão com a turma para compartilhar as estratégias e formas de registro utilizadas pelos alunos para resolver os problemas. Incentive-os a explicar suas escolhas e a comparar as diferentes abordagens utilizadas. Promova uma discussão sobre as diferentes formas de resolver os problemas de adição e subtração, e como as estratégias podem ser úteis em diferentes situações.

Avaliação:

Observe como as crianças estão resolvendo e elaborando problemas de adição e subtração. Avalie se elas compreendem os significados das operações de juntar, acrescentar, separar e retirar. Verifique se estão utilizando suporte de imagens e/ou material manipulável, além de desenvolver estratégias e formas de registro pessoais para resolver e representar os problemas. Avalie também a participação e o envolvimento dos alunos durante as atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário